Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Luísa Pereira-
dc.date.accessioned2025-06-25T13:33:47Z-
dc.date.available2025-06-25T13:33:47Z-
dc.date.issued2024-01-10-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Luísa Pereira. Relações entre gênero e geração na educação infantil: representações de professoras. 2024. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.312.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46220-
dc.description.abstractThis study discussed the thematic of gender and generation in the childhood education stage and its possible consequences when it comes to the representation of teachers. It is used as base of this research the qualitative perspective supported by gender studies of poststructuralist inclination. The general objective was to problematize how the representation of women can affect the construction of what it means to be a teacher in the childhood education system, investigating teachers, support teachers and undergraduates of two institutions in the city of Uberlândia - MG, one of which is a municipal school, and the other a higher education institution (university). The study included 19 public workers in between childhood education teachers and support teachers from the municipal school, and 7 Pedagogy undergraduate students. The methodology used was field research with the application of questionnaires and semi-structured interviews, which were later analyzed inspired according to the methodological technique of content analysispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCategoria Geracionalpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectGeneration categorypt_BR
dc.subjectChildhood Educationpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleRelações entre gênero e geração na educação infantil: representações de professoraspt_BR
dc.title.alternativeRelations between gender and generation on childhood education: teacher's representationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Vagner Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767pt_BR
dc.contributor.referee1Vannuchi, Maria Lucia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1297477251961052pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Paula Regina Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0516745823012125pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0660542277117655pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa discorrer acerca da temática de gênero e geração na etapa da Educação Infantil e suas possíveis decorrências nas representações de professoras. Utilizou-se como base a abordagem qualitativa apoiada nos estudos de gênero de inclinação pósestruturalista. Teve-se como objetivo geral problematizar como as representações de mulher podem afetar a construção do que é ser professora na Educação Infantil, investigando professoras, profissionais de apoio e graduandas de duas instituições da cidade de Uberlândia - MG, sendo uma escola da rede municipal de ensino e uma instituição de ensino superior. Participaram do estudo 19 servidoras públicas, entre professoras e profissionais de apoio, da rede municipal de ensino atuantes na etapa da Educação Infantil e 7 estudantes do curso de Pedagogia. A metodologia utilizada foi a de pesquisa de campo com aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas, que foram, posteriormente, analisadas com inspiração na técnica metodológica da análise de conteúdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration194pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.312pt_BR
dc.orcid.putcode186711101-
dc.crossref.doibatchidfc136314-5865-4890-9a12-809903af92d0-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação infantilpt_BR
dc.subject.autorizadoProfessoraspt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelaçõesEntreGênero.pdfDissertação4.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.