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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-2390-6696
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Facção Central: Uma análise literária do inconformismo musicado
Título(s) alternativo(s): Facção Central: A Literary Analysis of Musicalized Nonconformity
Autor(es): Oliveira, Giovanna Lima Ribeiro de
Primeiro orientador: Bento, Sérgio Guilherme Cabral
Primeiro membro da banca: Samyn, Henrique Marques
Segundo membro da banca: Vianna, Cintia Camargo
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar de forma literária as composições do grupo de rap Facção Central tendo como recorte a violência e o racismo. Sua obra se destaca pelo caráter altamente agressivo, político e denunciante, o que coloca o grupo em uma posição de importância para as lutas das comunidades margilanizadas e periféricas do país, além de enriquecer a cultura brasileira com suas músicas. A pesquisa se justifica pela falta de estudos literários relacionados às composições do grupo, o que representa o pouco de espaço crítico acadêmico com o mesmo. No Capítulo 1, como embasamento teórico, serão utilizados trabalhos que lidam com o trato das comunidades negras e periféricas contemporaneamente, como Rap na cidade de São Paulo: juventude negra, música e segregação urbana (1984-1998) (2015), de José Carlos Gomes da Silva, e o livro Da diáspora: identidades e mediações (2003), de Stuart Hall, afim de traçar análises do contexto em que as canções do grupo musical foram escritas. O segundo capítulo se concentra no primeiro tema do trabalho, a violência, e, para isso, será trazido o pesquisador Walter Benjamim, com seu texto “Para uma crítica da violência” (2011), além de outros teóricos, afim de compreender como violência opera socialmente e, por fim, como ela é transferida para o tecido poético das letras de Facção Central. No último capítulo, serão trazidos os teóricos Abdias do Nascimento com seu livro O genocídio do negro brasileiro (2016) e Achille Mbembe com seu livro Necropolítica: biopoder, soberania, Estado de excessão, política de morte (2018), afim de analisar a construção da figura do negro nas composições do grupo.
Abstract: This study aims to analyze, from a literary perspective, the compositions of the rap group Facção Central, focusing on the themes of violence and racism. The group’s work stands out for its highly aggressive, political, and denunciatory character, which places it as an important voice in the struggles of marginalized and peripheral communities in Brazil, while also enriching Brazilian culture through its music. The research is justified by the lack of literary studies related to the group's compositions, highlighting the limited critical academic space dedicated to their work. In Chapter 1, the theoretical framework will include works that address the experiences of Black and peripheral communities in contemporary times, such as Rap na cidade de São Paulo: juventude negra, música e segregação urbana (1984–1998) (2015), by José Carlos Gomes da Silva, and Da diáspora: identidades e mediações (2003), by Stuart Hall, in order to contextualize the songs' historical and social background. The second chapter focuses on the first major theme of the dissertation: violence. To this end, the work of Walter Benjamin, particularly his essay “Critique of Violence” (2011), among other theorists, will be employed to understand how violence operates socially and, ultimately, how it is translated into the poetic compositions of Facção Central’s lyrics. The final chapter will draw on theorists such as Abdias do Nascimento, with his book The Genocide of the Brazilian Black (2016), and Achille Mbembe, with Necropolitics: Biopower, Sovereignty, State of Exception, Politics of Death (2018), to analyze the construction of Black identity in the group's compositions.
Palavras-chave: Facção Central
Facção Central
Violência
Violence
Racismo
Racism
Rap
Rap Brasileiro
Brazilian Rap
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Assunto: Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: OLIVEIRA, Giovanna Lima Ribeiro de. Facção Central: Uma análise literária do inconformismo musicado. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.298.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.298
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46202
Data de defesa: 21-Mai-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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