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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46202| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-2390-6696 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Facção Central: Uma análise literária do inconformismo musicado |
| Título (s) alternativo (s): | Facção Central: A Literary Analysis of Musicalized Nonconformity |
| Autor: | Oliveira, Giovanna Lima Ribeiro de |
| Primer orientador: | Bento, Sérgio Guilherme Cabral |
| Primer miembro de la banca: | Samyn, Henrique Marques |
| Segundo miembro de la banca: | Vianna, Cintia Camargo |
| Resumen: | O presente estudo tem como objetivo analisar de forma literária as composições do grupo de rap Facção Central tendo como recorte a violência e o racismo. Sua obra se destaca pelo caráter altamente agressivo, político e denunciante, o que coloca o grupo em uma posição de importância para as lutas das comunidades margilanizadas e periféricas do país, além de enriquecer a cultura brasileira com suas músicas. A pesquisa se justifica pela falta de estudos literários relacionados às composições do grupo, o que representa o pouco de espaço crítico acadêmico com o mesmo. No Capítulo 1, como embasamento teórico, serão utilizados trabalhos que lidam com o trato das comunidades negras e periféricas contemporaneamente, como Rap na cidade de São Paulo: juventude negra, música e segregação urbana (1984-1998) (2015), de José Carlos Gomes da Silva, e o livro Da diáspora: identidades e mediações (2003), de Stuart Hall, afim de traçar análises do contexto em que as canções do grupo musical foram escritas. O segundo capítulo se concentra no primeiro tema do trabalho, a violência, e, para isso, será trazido o pesquisador Walter Benjamim, com seu texto “Para uma crítica da violência” (2011), além de outros teóricos, afim de compreender como violência opera socialmente e, por fim, como ela é transferida para o tecido poético das letras de Facção Central. No último capítulo, serão trazidos os teóricos Abdias do Nascimento com seu livro O genocídio do negro brasileiro (2016) e Achille Mbembe com seu livro Necropolítica: biopoder, soberania, Estado de excessão, política de morte (2018), afim de analisar a construção da figura do negro nas composições do grupo. |
| Abstract: | This study aims to analyze, from a literary perspective, the compositions of the rap group Facção Central, focusing on the themes of violence and racism. The group’s work stands out for its highly aggressive, political, and denunciatory character, which places it as an important voice in the struggles of marginalized and peripheral communities in Brazil, while also enriching Brazilian culture through its music. The research is justified by the lack of literary studies related to the group's compositions, highlighting the limited critical academic space dedicated to their work. In Chapter 1, the theoretical framework will include works that address the experiences of Black and peripheral communities in contemporary times, such as Rap na cidade de São Paulo: juventude negra, música e segregação urbana (1984–1998) (2015), by José Carlos Gomes da Silva, and Da diáspora: identidades e mediações (2003), by Stuart Hall, in order to contextualize the songs' historical and social background. The second chapter focuses on the first major theme of the dissertation: violence. To this end, the work of Walter Benjamin, particularly his essay “Critique of Violence” (2011), among other theorists, will be employed to understand how violence operates socially and, ultimately, how it is translated into the poetic compositions of Facção Central’s lyrics. The final chapter will draw on theorists such as Abdias do Nascimento, with his book The Genocide of the Brazilian Black (2016), and Achille Mbembe, with Necropolitics: Biopower, Sovereignty, State of Exception, Politics of Death (2018), to analyze the construction of Black identity in the group's compositions. |
| Palabras clave: | Facção Central Facção Central Violência Violence Racismo Racism Rap Rap Brasileiro Brazilian Rap |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
| Tema: | Literatura |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
| Cita: | OLIVEIRA, Giovanna Lima Ribeiro de. Facção Central: Uma análise literária do inconformismo musicado. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.298. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.298 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46202 |
| Fecha de defensa: | 21-may-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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