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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-5672-8422
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aplicação de IA Generativa para Verificação de Conformidade de Planos de Ensino
Autor: Lacerda, Chrystopher Pinter Oliveira
Primer orientador: Sobreira, Victor
Primer miembro de la banca: Tinoco, Claudiney Ramos
Segundo miembro de la banca: Silva, Ilmério Reis da
Resumen: Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia da utilização de modelos de linguagem baseados em inteligência artificial, especificamente o LLaMA 3.1 8B, na verificação de conformidade de planos de ensino com base nas diretrizes institucionais. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação em Python capaz de extrair o conteúdo textual de documentos em formato PDF e submetê-lo ao modelo para análise, utilizando um prompt estruturado com base nas instruções de elaboração do plano e na ficha da disciplina. Os resultados foram comparados com análises manuais previamente realizadas por professores da instituição, evidenciando um alto grau de concordância entre as avaliações humanas e automatizadas, especialmente em seções padronizadas como identificação, ementa, objetivos, programa e bibliografia. Divergências pontuais foram observadas em aspectos que exigem maior interpretação textual, como justificativa e metodologia. Conclui-se que o modelo LLaMA demonstrou desempenho satisfatório na tarefa de verificação automatizada, com potencial para auxiliar processos de revisão pedagógica, desde que aliado à supervisão humana para lidar com subjetividades e interpretações contextuais.
Abstract: This work aims to evaluate the effectiveness of using artificial intelligence-based language models, specifically LLaMA 3.1 8B, in verifying the compliance of the teaching plan with institutional guidelines. To achieve this, a Python application was developed to extract textual content from PDF documents and submit it to the model for analysis, using a structured prompt based on the guidelines for developing the teaching plan and the course syllabus. The results were compared with manual evaluations previously conducted by faculty members, revealing a high degree of agreement between human and automated assessments, particularly in standardized sections such as identification, syllabus, objectives, course content, and bibliography. Some discrepancies were observed in areas requiring greater textual interpretation, such as justification and methodology. It is concluded that the LLaMA model demonstrated satisfactory performance in the task of automated verification, showing potential to support pedagogical review processes, provided it is used alongside human supervision to address subjectivities and contextual interpretations.
Palabras clave: Inteligência Artificial Generativa
Análise de Conformidade
RAG
LLM
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LACERDA, Chrystopher Pinter Oliveira. Aplicação de IA generativa para verificação de conformidade de planos de ensino. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46201
Fecha de defensa: 12-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciência da Computação

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