Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46201| ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-5672-8422 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Aplicação de IA Generativa para Verificação de Conformidade de Planos de Ensino |
| Author: | Lacerda, Chrystopher Pinter Oliveira |
| First Advisor: | Sobreira, Victor |
| First member of the Committee: | Tinoco, Claudiney Ramos |
| Second member of the Committee: | Silva, Ilmério Reis da |
| Summary: | Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia da utilização de modelos de linguagem baseados em inteligência artificial, especificamente o LLaMA 3.1 8B, na verificação de conformidade de planos de ensino com base nas diretrizes institucionais. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação em Python capaz de extrair o conteúdo textual de documentos em formato PDF e submetê-lo ao modelo para análise, utilizando um prompt estruturado com base nas instruções de elaboração do plano e na ficha da disciplina. Os resultados foram comparados com análises manuais previamente realizadas por professores da instituição, evidenciando um alto grau de concordância entre as avaliações humanas e automatizadas, especialmente em seções padronizadas como identificação, ementa, objetivos, programa e bibliografia. Divergências pontuais foram observadas em aspectos que exigem maior interpretação textual, como justificativa e metodologia. Conclui-se que o modelo LLaMA demonstrou desempenho satisfatório na tarefa de verificação automatizada, com potencial para auxiliar processos de revisão pedagógica, desde que aliado à supervisão humana para lidar com subjetividades e interpretações contextuais. |
| Abstract: | This work aims to evaluate the effectiveness of using artificial intelligence-based language models, specifically LLaMA 3.1 8B, in verifying the compliance of the teaching plan with institutional guidelines. To achieve this, a Python application was developed to extract textual content from PDF documents and submit it to the model for analysis, using a structured prompt based on the guidelines for developing the teaching plan and the course syllabus. The results were compared with manual evaluations previously conducted by faculty members, revealing a high degree of agreement between human and automated assessments, particularly in standardized sections such as identification, syllabus, objectives, course content, and bibliography. Some discrepancies were observed in areas requiring greater textual interpretation, such as justification and methodology. It is concluded that the LLaMA model demonstrated satisfactory performance in the task of automated verification, showing potential to support pedagogical review processes, provided it is used alongside human supervision to address subjectivities and contextual interpretations. |
| Keywords: | Inteligência Artificial Generativa Análise de Conformidade RAG LLM |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | LACERDA, Chrystopher Pinter Oliveira. Aplicação de IA generativa para verificação de conformidade de planos de ensino. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46201 |
| Date of defense: | 12-May-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Ciência da Computação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AplicaçãoIAGenerativa.pdf | TCC | 4.88 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
