Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46201
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLacerda, Chrystopher Pinter Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-24T11:43:22Z-
dc.date.available2025-06-24T11:43:22Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationLACERDA, Chrystopher Pinter Oliveira. Aplicação de IA generativa para verificação de conformidade de planos de ensino. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46201-
dc.description.abstractThis work aims to evaluate the effectiveness of using artificial intelligence-based language models, specifically LLaMA 3.1 8B, in verifying the compliance of the teaching plan with institutional guidelines. To achieve this, a Python application was developed to extract textual content from PDF documents and submit it to the model for analysis, using a structured prompt based on the guidelines for developing the teaching plan and the course syllabus. The results were compared with manual evaluations previously conducted by faculty members, revealing a high degree of agreement between human and automated assessments, particularly in standardized sections such as identification, syllabus, objectives, course content, and bibliography. Some discrepancies were observed in areas requiring greater textual interpretation, such as justification and methodology. It is concluded that the LLaMA model demonstrated satisfactory performance in the task of automated verification, showing potential to support pedagogical review processes, provided it is used alongside human supervision to address subjectivities and contextual interpretations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInteligência Artificial Generativapt_BR
dc.subjectAnálise de Conformidadept_BR
dc.subjectRAGpt_BR
dc.subjectLLMpt_BR
dc.titleAplicação de IA Generativa para Verificação de Conformidade de Planos de Ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sobreira, Victor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700725894195047pt_BR
dc.contributor.referee1Tinoco, Claudiney Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2686526877112687pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ilmério Reis da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1148059622314220pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia da utilização de modelos de linguagem baseados em inteligência artificial, especificamente o LLaMA 3.1 8B, na verificação de conformidade de planos de ensino com base nas diretrizes institucionais. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação em Python capaz de extrair o conteúdo textual de documentos em formato PDF e submetê-lo ao modelo para análise, utilizando um prompt estruturado com base nas instruções de elaboração do plano e na ficha da disciplina. Os resultados foram comparados com análises manuais previamente realizadas por professores da instituição, evidenciando um alto grau de concordância entre as avaliações humanas e automatizadas, especialmente em seções padronizadas como identificação, ementa, objetivos, programa e bibliografia. Divergências pontuais foram observadas em aspectos que exigem maior interpretação textual, como justificativa e metodologia. Conclui-se que o modelo LLaMA demonstrou desempenho satisfatório na tarefa de verificação automatizada, com potencial para auxiliar processos de revisão pedagógica, desde que aliado à supervisão humana para lidar com subjetividades e interpretações contextuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode186637069-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AplicaçãoIAGenerativa.pdfTCC4.88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons