Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Carlos Eduardo de-
dc.date.accessioned2025-06-23T16:03:04Z-
dc.date.available2025-06-23T16:03:04Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Eduardo de. O horror psicológico em Edgar Allan Poe: uma análise de técnicas narrativas. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46199-
dc.description.abstractThis paper investigates psychological horror in the works of Edgar Allan Poe, focusing on the narrative techniques used by the author to provoke a unique effect of unease in the reader. Through the analysis of the short stories “The Tell-Tale Heart,” “The Black Cat,” and “The Cask of Amontillado,” the study examines how Poe structures his narratives to explore the darkest recesses of the human mind. Grounded in Poe’s concept of unity of effect, as outlined in The Philosophy of Composition, the research emphasizes the role of the unreliable narrator in the construction of psychological horror. Drawing on theorists such as Wayne C. Booth, Fred Botting, and Jakob Lothe, this work demonstrates how the distorted and subjective perspective of the narrators immerses the reader in states of tension, doubt, and moral ambiguity. The Gothic settings and symbols are also examined as extensions of the characters’ disturbed minds. It concludes that the effectiveness of Poe’s psychological horror lies not only in his dark themes but in the way the narrative is crafted to manipulate the reader’s perception, challenging them to distinguish between reality and imagination, sanity and madness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEdgar Allan Poept_BR
dc.subjectpsychological horrorpt_BR
dc.subjecthorror psicológicopt_BR
dc.subjectunreliable narratorpt_BR
dc.subjectnarrador não confiávelpt_BR
dc.subjectunity of effectpt_BR
dc.subjectefeito únicopt_BR
dc.subjectGothic literaturept_BR
dc.subjectliteratura góticapt_BR
dc.titleO horror psicológico em Edgar Allan Poe: uma análise de técnicas narrativaspt_BR
dc.title.alternativePsychological horror in Edgar Allan Poe: an analysis of narrative techniquespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sylvestre, Fernanda Aquino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7263180497540978pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091564611629240pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Ana Cristina Tannús-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4900823507541864pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o horror psicológico nas obras de Edgar Allan Poe, com foco nas técnicas narrativas utilizadas pelo autor para provocar um efeito único de inquietação no leitor. A partir da análise dos contos “O coração delator”, “O gato preto” e “O barril de Amontillado”, discute-se como Poe estrutura suas narrativas de modo a explorar os recantos mais sombrios da mente humana. O estudo parte do conceito de unidade de efeito, conforme proposto por Poe em seu ensaio The Philosophy of Composition, e destaca a importância do narrador não confiável na construção do terror psicológico. Fundamentado em teóricos como Wayne C. Booth, Fred Botting e Jakob Lothe, o trabalho evidencia como a perspectiva distorcida e subjetiva dos narradores mergulha o leitor em estados de tensão, dúvida e ambiguidade moral. A ambientação gótica e os símbolos utilizados nos contos também são analisados como extensões da mente perturbada das personagens. Conclui-se que a eficácia do horror psicológico em Poe reside não apenas na temática sombria, mas na forma como a narrativa é conduzida para manipular a percepção do leitor, desafiando-o a distinguir entre o real e o imaginário, entre a sanidade e a loucura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode186564963-
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HorrorPsicológicoEdgar.pdfTCC706.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons