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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Predição de escalação de jogadores no jogo Cartola FC utilizando aprendizado de máquina
Autor: Matsuhashi, Lucas Yudi
Primer orientador: Gabriel, Paulo Henrique Ribeiro
Primer miembro de la banca: Santos, Fernanda Maria da Cunha
Segundo miembro de la banca: Miani, Rodrigo Sanches
Resumen: Este trabalho propõe o uso de algoritmos de aprendizado de máquina e otimização para prever o desempenho de jogadores de futebol no fantasy game Cartola FC, com o objetivo de montar equipes otimizadas para maximizar a pontuação ao longo do campeonato. Foi construída uma base de dados composta por informações históricas de desempenho individual dos atletas, juntamente com informações contextuais das partidas. Após a sua definição, os dados passaram pela etapa de pré-processamento, que envolve normalização, seleção de atributos e balanceamento das bases. Esses dados foram usados como entrada para diferentes modelos preditivos cuja sua saída consiste na pontuação que cada atleta alcançará em determinada rodada. Foram explorados os seguintes métodos: Máquina de Vetores de Suporte (SVM), Floresta Aleatória, Catboost e uma Rede Neural Recorrente (RNR). Em seguida, foi aplicado um método baseado no algoritmo genético para criar a melhor configuração de time, levando em consideração as restrições de orçamento e formação tática, retornando a escalação mais adequada. A abordagem proposta, de predição e otimização, mostrou-se eficaz, atingindo a média de 91.01 pontos ao longo do período proposto, com a pontuação máxima de 113.96 pontos na vigésima nona rodada do campeonato.
Palabras clave: Cartola FC
Aprendizado de Máquina
Regressão Supervisionado
Modelos Preditivos
Algoritmo Genético
Cartola FC
machine learning
supervised regression
predictive models
genetic algorithm
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MATSUHASHI, Lucas Yudi. Predição de escalação de jogadores no jogo Cartola FC utilizando aprendizado de máquina. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46183
Fecha de defensa: 14-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciência da Computação

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