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dc.creatorOliveira, Amanda Varnier Massarioli de-
dc.date.accessioned2025-06-18T13:23:10Z-
dc.date.available2025-06-18T13:23:10Z-
dc.date.issued2025-05-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Amanda Varnier Massarioli de. Caracterização Experimental da Emissão Sonora de uma Hélice Dutada de um Veículo Aéreo não Tripulado. 2025. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46170-
dc.description.abstractDucted propellers represent a promising design choice for unmanned aerial vehicles (UAVs) due to the potential for increased aerodynamic efficiency and noise reduction. However, the acoustic characteristics of ducted propellers are still little explored in the literature, especially in scenarios with ducts designed for specific applications. This work aims to experimentally characterize the sound radiation of a ducted propeller of a UAV, considering different configurations and operating conditions. Tests were performed with a pressurefield microphone and a decibel meter to measure the noise generated in two conditions: propeller in a closed duct and propeller without duct, operating at 2000, 3000, 3500, 4000 and 5000 RPM and at measurement angles of 0º, 30º, 60º and 90º. The duct was designed in CAD, manufactured via 3D printing and subjected to finishing to ensure geometric accuracy. The results indicate that the presence of the duct significantly influences noise levels, both in frequency and directivity, depending on its configuration. This study contributes to the understanding of the acoustic mechanisms associated with ducted propellers, with potential application in projects that aim to mitigate the environmental impact of UAVs in inhabited areas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHélices Dutadaspt_BR
dc.subjectDucted Propellerspt_BR
dc.subjectVeículos Aéreos Não Tripuladospt_BR
dc.subjectUnmanned Aerial Vehiclespt_BR
dc.subjectRadiação Sonorapt_BR
dc.subjectSound Radiationpt_BR
dc.subjectRedução de Ruídopt_BR
dc.subjectNoise Reductionpt_BR
dc.subjectCaracterização Acústicapt_BR
dc.subjectAcoustic Characterizationpt_BR
dc.titleCaracterização Experimental da Emissão Sonora de uma Hélice Dutada de um Veículo Aéreo não Tripuladopt_BR
dc.title.alternativeExperimental Characterization of Sound Emission from a Ducted Propeller of an Unmanned Aerial Vehiclept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee1Sicchieri, Leonardo Campanine-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9211911239755845pt_BR
dc.contributor.referee2Dicencio, Lucas Sleyder Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117632200624467pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2364242098331690pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs hélices dutadas representam uma escolha de design promissora para veículos aéreos não tripulados (VANTs), devido ao potencial de aumento na eficiência aerodinâmica e na redução do ruído. Contudo, as características acústicas de hélices dutadas ainda são pouco exploradas na literatura, especialmente em cenários com dutos projetados para aplicações específicas. Este trabalho tem como objetivo caracterizar experimentalmente a radiação sonora de uma hélice dutada de um VANT, considerando diferentes configurações e condições operacionais. Foram realizados ensaios com um microfone pressurefield e com um decibelímetro para medir o ruído gerado em duas condições: hélice em duto fechado e hélice sem duto, operando a 2000, 3000, 3500, 4000 e 5000 RPM e em ângulos de medição de 0º, 30º, 60º e 90º. O duto foi projetado em CAD, fabricado via impressão 3D e submetido a acabamentos para garantir precisão geométrica. Os resultados indicam que a presença do duto influencia significativamente os níveis de ruído, tanto na frequência quanto na diretividade, dependendo de sua configuração. Este estudo contribui para a compreensão dos mecanismos acústicos associados a hélices dutadas, com potencial aplicação em projetos que visam mitigar o impacto ambiental de VANTs em áreas habitadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.orcid.putcode186275654-
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