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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-6514-7648
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Caracterização Experimental da Emissão Sonora de uma Hélice Dutada de um Veículo Aéreo não Tripulado
Título (s) alternativo (s): Experimental Characterization of Sound Emission from a Ducted Propeller of an Unmanned Aerial Vehicle
Autor: Oliveira, Amanda Varnier Massarioli de
Primer orientador: Almeida, Odenir de
Primer miembro de la banca: Sicchieri, Leonardo Campanine
Segundo miembro de la banca: Dicencio, Lucas Sleyder Machado
Resumen: As hélices dutadas representam uma escolha de design promissora para veículos aéreos não tripulados (VANTs), devido ao potencial de aumento na eficiência aerodinâmica e na redução do ruído. Contudo, as características acústicas de hélices dutadas ainda são pouco exploradas na literatura, especialmente em cenários com dutos projetados para aplicações específicas. Este trabalho tem como objetivo caracterizar experimentalmente a radiação sonora de uma hélice dutada de um VANT, considerando diferentes configurações e condições operacionais. Foram realizados ensaios com um microfone pressurefield e com um decibelímetro para medir o ruído gerado em duas condições: hélice em duto fechado e hélice sem duto, operando a 2000, 3000, 3500, 4000 e 5000 RPM e em ângulos de medição de 0º, 30º, 60º e 90º. O duto foi projetado em CAD, fabricado via impressão 3D e submetido a acabamentos para garantir precisão geométrica. Os resultados indicam que a presença do duto influencia significativamente os níveis de ruído, tanto na frequência quanto na diretividade, dependendo de sua configuração. Este estudo contribui para a compreensão dos mecanismos acústicos associados a hélices dutadas, com potencial aplicação em projetos que visam mitigar o impacto ambiental de VANTs em áreas habitadas.
Abstract: Ducted propellers represent a promising design choice for unmanned aerial vehicles (UAVs) due to the potential for increased aerodynamic efficiency and noise reduction. However, the acoustic characteristics of ducted propellers are still little explored in the literature, especially in scenarios with ducts designed for specific applications. This work aims to experimentally characterize the sound radiation of a ducted propeller of a UAV, considering different configurations and operating conditions. Tests were performed with a pressurefield microphone and a decibel meter to measure the noise generated in two conditions: propeller in a closed duct and propeller without duct, operating at 2000, 3000, 3500, 4000 and 5000 RPM and at measurement angles of 0º, 30º, 60º and 90º. The duct was designed in CAD, manufactured via 3D printing and subjected to finishing to ensure geometric accuracy. The results indicate that the presence of the duct significantly influences noise levels, both in frequency and directivity, depending on its configuration. This study contributes to the understanding of the acoustic mechanisms associated with ducted propellers, with potential application in projects that aim to mitigate the environmental impact of UAVs in inhabited areas.
Palabras clave: Hélices Dutadas
Ducted Propellers
Veículos Aéreos Não Tripulados
Unmanned Aerial Vehicles
Radiação Sonora
Sound Radiation
Redução de Ruído
Noise Reduction
Caracterização Acústica
Acoustic Characterization
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Amanda Varnier Massarioli de. Caracterização Experimental da Emissão Sonora de uma Hélice Dutada de um Veículo Aéreo não Tripulado. 2025. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46170
Fecha de defensa: 27-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Aeronáutica

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