Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46163
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-1533-2097
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Notas de um corpoterritório exercícios para uma (agro)ecologia de danças
Alternate title (s): Notes from a body territory exercises for a (agroecology of dances)
Author: Santos, Gabriela Paes dos
First Advisor: Ramos, Jarbas Siqueira
First member of the Committee: Frega, Marina Ferreira
Second member of the Committee: Caon, Paulina Maria
Summary: É na relação entre dança e ecologia que tenho cultivado meus processos artísticos, profissionais e acadêmicos. Nesse lugar, tenho me interessado pela gama de propostas de criação e pesquisa que cruzam natureza, corpo e movimento, no campo e na cidade, tensionando, aproximando e/ou ressignificando a relação entre corpo, ambiente e espaço. Dentro deste contexto, nasce Notas de um corpoterritório, cujo objetivo é problematizar, discutir e analisar as possibilidades de germinação de perspectivas híbridas de estudo, oriundas da confluência entre os debates sobre T/terra e território, comum a áreas como as Ciências Sociais e a Geografia, e as produções artísticas e acadêmicas em dança contemporânea. Proponho, nesta pesquisa, uma aproximação da metáfora corpoterritório, utilizada especialmente por geógrafas feministas e ativistas ambientais de Abya Yala, ao campo teórico-prático da dança contemporânea, como um conceito capaz de articular as diversidades – e consequentes disparidades – ecológicas, culturais, sociais, políticas, estéticas e epistemológicas que existem nesse fazer. Nesse sentido, esta pesquisa discute as bases históricas do colonialismo na construção de Abya Yala, refletindo sobre os seus efeitos nos modos como produzimos, consumimos e percebemos o que é (e quem) dança na contemporaneidade. Fundamentam esta reflexão autoras da Agroecologia, das Ciências Sociais, da Psicologia, da Geografia, dos Estudos Pós-Coloniais, da Prática como Pesquisa, da Antropologia e da Performance, em sua maioria pertencentes ao Sul Global. Dividido em cinco partes autônomas e complementares, o trabalho oferece material para o brotamento de investigações em torno de temas como ecoperformance, corpo, decolonialidade, movimento, criação em dança, natureza e cultura, além de propor o corpoterritório como uma possibilidade de percepção da experiência artística. Com este trabalho, espero contribuir com a expansão de horizontes políticos/artísticos e fortalecer o conjunto de referências para futura criações no campo da dança, sejam eles acadêmicos ou não.
Abstract: I have cultivated my artistic, professional, and academic processes in the converging point between dance and (agro)ecology. From this place, I have been interested in the range of creation and research proposals that intertwine nature, body, and movement - both in the rural and urban areas - tensioning, approaching, and/or re-signifying the relationship between body, environment, and space. Within this context, Notes of a bodyterritory aims to problematize, discuss, and analyze the possibilities of germinating hybrid studying perspectives, arising from the confluence between the debates about E/earth and territory, common to areas such as Social Sciences and Geography, and artistic and academic productions in contemporary dance. In this research, I suggest an approximation of the bodyterritory metaphor, used mainly by feminist geographers and environmental activists from Abya Yala, to the theoretical-practical field of contemporary dance, as a concept capable of articulating the ecological, cultural, social, political, aesthetical and epistemological diversities – and consequent disparities – that exist in this doing. This research discusses the historical foundations of the construction of Abya Yala, reflecting on its effects on how we produce, consume, and perceive what is (and who) dance(s) in the 21st century. This reflection bases its structures on authors from Agroecology, Social Sciences, Psychology, Geography, Postcolonial Studies, Practice as Research, Anthropology, and Performance, most of whom belong to the Global South. Divides into five autonomous and complementary parts, the work offers material for comming investigations around themes such as ecoperformance, body, decoloniality, movement, and creation in dance, nature, and culture, in addition to proposing the bodyterritory as a possibility of perceiving the artistic experience. With this work, I hope to contribute to the expansions of the art field, and collaborate to the set of references for future dance creations, whether academic or not. Key-words:
Keywords: corpoterritório
dança
deriva
agroecologia
decolonialidade
Bodyterritory
Dance
Flaneur
Agroecology
Decoloniality
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Teatro
Dança
Agroecologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: SANTOS, Gabriela Paes dos. Notas de um corpoterritório : exercícios para uma (agro)ecologia de danças. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.316
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.316
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46163
Date of defense: 20-Oct-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NotasCorpoterritorioExercícios.pdfDissertação9.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons