Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46155| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Formação do leitor literário: do olhar ao sentir, um encontro com a poesia |
| Título(s) alternativo(s): | Training literary readers: from looking to feeling, an encouter with poetry |
| Autor(es): | Braga, Lucineide Pereira |
| Primeiro orientador: | Damasceno, Carolina Duarte |
| Primeiro membro da banca: | Haetinger, Rosiene Almeida Souza |
| Segundo membro da banca: | BIELA, JOÃO CARLOS |
| Resumo: | O presente estudo tem como principal fundamento a abordagem subjetiva, de linha teórica francesa, que surgiu no início dos anos 2000, com o objetivo de reconhecer e valorizar a diversidade de interpretações que uma obra literária pode inspirar em diferentes leitores. A partir da verificação da realidade do ensino literário nas escolas, foi observado que as dificuldades existentes partem de uma parcela significativa das metodologias utilizadas pelos docentes em relação ao ensino do letramento literário, bem como, do distanciamento dos discentes em relação à leitura, entre outras. Assim, é necessário propor atividades que possam minimizar tal crise em relação ao letramento, uma vez que a linguagem literária evidencia toda a sua potencialidade, além de auxiliar nos processos de aquisição e ampliação da leitura e da escrita, corroborando para o desenvolvimento da leitura subjetiva, crítica e formação individual. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é promover o letramento literário em turmas do oitavo ano do ensino fundamental, com foco na poesia, buscando promover o entendimento, a apreciação e a competência leitora de poesia, habilitando os alunos a ler, analisar e criar poemas, explorando emoções, experiências humanas e a diversidade cultural na linguagem poética. Para tanto, pretendemos incentivar a leitura subjetiva do texto literário, por meio do gênero poesia, a fim de motivar o aluno ao hábito de ler e de produzir textos; permitir ao estudante fazer a sua leitura com liberdade, dando ênfase ao que lhe parece mais significativo, avançando para o proposto por Tauveron (2013) que é “garantir simultaneamente os direitos do texto e os direitos dos leitores empíricos, cientes de que os segundos são limitados pelos primeiros (...)”; melhorar o posicionamento crítico do leitor ao dialogar com diferentes leitores e leituras. Nesse sentido, à luz dos pressupostos teóricos de Cosson (2014), Bordini (1993), Petit (2013), Rouxel (2006), Jouve (2013), Pilati (2018), Pinheiro (2004), entre outros, propomos encontros periódicos, leituras em grupo, debates e análises de textos, que propicie aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a poesia, explorando diferentes estilos, temas e autores. Além disso, foram planejadas atividades práticas para despertar o gosto pela leitura, promover a subjetividade, a autonomia de escolha e incentivar a criação e produção de poemas pelos estudantes, estimulando a criatividade e a expressão pessoal. Este projeto visa incentivar o gosto pela leitura e pela poesia, ampliando o repertório literário dos participantes e promovendo a valorização e o entendimento da arte poética em suas diferentes manifestações. A formação do leitor literário com foco na poesia é uma forma de ampliar as possibilidades de interpretação e apreciação da literatura, estimulando o pensamento crítico e o prazer pela leitura. |
| Abstract: | The present study is mainly based on the subjective approach, from a French theoretical line, which emerged in the early 2000s, with the aim of recognizing and valuing the diversity of interpretations that a literary work can inspire in different readers. From checking the reality of literary teaching in schools, it was observed that the existing difficulties are significantly associated with the methodologies used by teachers in teaching literary literacy, as well as the estrangement of students from reading, among others. Therefore, it is necessary to propose activities that minimize this crisis in relation to literacy. With this in mind, the aim of this study is to promote literary literacy in eighth grade classes. To this end, the aim is to encourage the reading of literary texts, through the poetry genre, in order to motivate students to get into the habit of reading and producing texts; to allow students to read freely, emphasizing what seems most significant to them, moving towards what Tauveron (2013) proposes, which is to “simultaneously guarantee the rights of the text and the rights of empirical readers, aware that the latter are limited by the former (...)”; to improve the critical position of the reader by dialoguing with different readers and readings. Literary language shows all its potential, as well as helping in the processes of acquisition and expansion of reading and writing, it corroborates the formation of the individual, developing humanization. In this sense, with the theoretical assumptions of Cosson (2014), Bordini (1993), Petit (2013), Rouxel (2006), Jouve (2013), Pilati (2018), Pinheiro (2004), among others, we propose, through periodic meetings, group readings, debates and analysis of texts, that project participants have the opportunity to deepen their knowledge of poetry, exploring different genres, themes and authors. In addition, practical activities will be proposed to promote autonomy of choice and encourage the creation and production of poems by the students, stimulating creativity and personal expression. This project aims to encourage a taste for reading and poetry, expanding the literary repertoire of the participants and promoting appreciation and understanding of poetic art in its different manifestations. The training of literary readers with a focus on poetry is a way of increasing the possibilities of interpreting and appreciating literature, stimulating critical thinking and the pleasure of reading. Keywords: Subjective reading, literary literacy, poetry. |
| Palavras-chave: | Leitura subjetiva Letramento literário Poesia Subjective reading Literary literacy Poetry |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Assunto: | Linguística Poesia — Ensino Letramento literário Teoria da leitura |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
| Referência: | BRAGA, Lucineide Pereira. FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: DO OLHAR AO SENTIR, UM ENCONTRO COM A POESIA. 2025, 105fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.283. |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.283 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46155 |
| Data de defesa: | 28-Mai-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO.pdf | FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: DO OLHAR AO SENTIR, UM ENCONTRO COM A POESIA. | 4.04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
