Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46109Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Neves, Ana Clara Moreira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-11T13:47:30Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-11T13:47:30Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
| dc.identifier.citation | NEVES, Ana Clara Moreira. Contribuições do estágio profissionalizante para a formação do(a) psicólogo(a) escolar na perspectiva da inclusão educacional. 2025, 34fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46109 | - |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Estágio Profissionalizante | pt_BR |
| dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
| dc.subject | Deficiências | pt_BR |
| dc.subject | School Psychology | pt_BR |
| dc.subject | Professional Internship | pt_BR |
| dc.subject | Inclusive Education | pt_BR |
| dc.subject | Cultural-Historical Psychology | pt_BR |
| dc.subject | Disabilities | pt_BR |
| dc.title | Contribuições do estágio profissionalizante para a formação do(a) psicólogo(a) escolar na perspectiva da inclusão educacional | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | . | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Borges, Natália Gercina Cardoso | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | . | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Cardoso, Mônica Rodrigues | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | . | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A Psicologia Escolar e seus estágios profissionais encontram-se em constante evolução, demandando pesquisas que explorem suas práticas formativas, particularmente no contexto da inclusão de crianças com deficiência. Este estudo qualitativo investigou essa temática através de revisão bibliográfica nas bases SciELO e PePSIC, complementada por um relato de experiência de estágio em escola privada de Uberlândia-MG. Teve como objetivo analisar como os estágios profissionalizantes contribuem para a formação do(a) psicólogo(a) escolar e para a promoção de práticas inclusivas, fundamentando-se na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski. Os resultados destacaram a importância da mediação pedagógica, da interação social e da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) para a aprendizagem, ao mesmo tempo, que evidenciaram os desafios e possibilidades da implementação da educação inclusiva numa perspectiva psicológica crítica. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ContribuiçõesEstagioProfissionalizante.pdf | 270.2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
