Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46096
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantos, Elaine Tomas dos-
dc.date.accessioned2025-06-11T03:46:49Z-
dc.date.available2025-06-11T03:46:49Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Elaine Tomaz dos. Uma análise das percepções dos estudantes sobre a escola de educação básica: resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46096-
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectConcepção dos estudantespt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectStudents' conceptionpt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Residencypt_BR
dc.titleUma análise das percepções dos estudantes sobre a escola de educação básica: resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Enilson Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5946411201927085pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um estudo que teve como objetivo demostrar a percepção dos estudantes do Ensino Médio sobre as disciplinas escolares, especialmente no que se refere às suas dificuldades, bem como as limitações no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário estruturado, respondido por 57 estudantes de duas turmas do Ensino Médio. Os dados foram analisados de forma qualitativa. A análise focou nas disciplinas mais desafiadoras, por parte dos estudantes. Os resultados indicaram que 59,65% dos estudantes possuem maior dificuldade nas disciplinas de Física e 21,05% em Matemática. A Química teve um percentual de 1,75%. As discussões evidenciam que a falta de compreensão de conceitos básicos, métodos de ensino e a ausência de suporte psicológico afetam, diretamente, o desempenho dos estudantes. Desse modo, para melhorar a aprendizagem, os dados demonstraram que é necessário que a escola repense as suas didáticas, assim como deve oferecer suporte psicológico, sendo preciso criar um ambiente escolar mais acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseDasPercepções.pdfTCC421.41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons