Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46096Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Elaine Tomas dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-11T03:46:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-11T03:46:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Elaine Tomaz dos. Uma análise das percepções dos estudantes sobre a escola de educação básica: resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46096 | - |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Concepção dos estudantes | pt_BR |
| dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
| dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Students' conception | pt_BR |
| dc.subject | Basic Education | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogical Residency | pt_BR |
| dc.title | Uma análise das percepções dos estudantes sobre a escola de educação básica: resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Paulo Vitor Teodoro de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9812092792083903 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Teixeira Júnior, José Gonçalves | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8191381462412110 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Enilson Araújo da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5946411201927085 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um estudo que teve como objetivo demostrar a percepção dos estudantes do Ensino Médio sobre as disciplinas escolares, especialmente no que se refere às suas dificuldades, bem como as limitações no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário estruturado, respondido por 57 estudantes de duas turmas do Ensino Médio. Os dados foram analisados de forma qualitativa. A análise focou nas disciplinas mais desafiadoras, por parte dos estudantes. Os resultados indicaram que 59,65% dos estudantes possuem maior dificuldade nas disciplinas de Física e 21,05% em Matemática. A Química teve um percentual de 1,75%. As discussões evidenciam que a falta de compreensão de conceitos básicos, métodos de ensino e a ausência de suporte psicológico afetam, diretamente, o desempenho dos estudantes. Desse modo, para melhorar a aprendizagem, os dados demonstraram que é necessário que a escola repense as suas didáticas, assim como deve oferecer suporte psicológico, sendo preciso criar um ambiente escolar mais acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Química | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 39 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnáliseDasPercepções.pdf | TCC | 421.41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
