Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46095
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 United States
Título: Ciência engaja? Mapeamento da correlação entre políticas e planos de comunicação de IFES mineiras e estratégias de divulgação científica no Instagram
Autor: Franco, Anna Victoria Ignácio
Primer orientador: Tonus, Mirna
Primer miembro de la banca: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Segundo miembro de la banca: Teixeira, Ana Paula de Moraes
Resumen: O presente trabalho busca analisar as estratégias usadas pelas universidades federais mineiras para a divulgação de conteúdos científicos no Instagram e seus potenciais engajamentos. São abordados os conceitos básicos quanto ao funcionamento, contemplando a compreensão do autor digital e da criação de seus laços e uso das mídias sociais como ferramentas para divulgação. Também são expostas noções básicas do uso estratégico das mídias sociais, com foco no Instagram, e explicações teóricas do conceito de engajamento e suas métricas de análise. Além disso, há a análise documental de todos os arquivos regulamentadores da comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) localizadas no Estado de Minas Gerais, coletados durante o período de pesquisa. Ademais, é apresentada a classificação e a análise de conteúdo das peças de divulgação científica da UFJF, única universidade que apresentou tanto política de comunicação como plano de comunicação. A análise demonstra as modalidades estratégicas, os tipos de interação decorridos e os níveis de engajamento derivados dessas conexões.
Abstract: This study aims to analyze the strategies used by federal universities in Minas Gerais for disseminating scientific content on Instagram and their potential engagement. It addresses basic concepts regarding platform functionality, including the understanding of digital authors, the formation of connections, and the use of social media as a dissemination tool. Additionally, it presents basic notions of strategic social media use, focusing on Instagram, and theoretical explanations of the concept of engagement and its analytical metrics. Furthermore, a documentary analysis of all regulatory communication documents from Federal Higher Education Institutions (IFES) collected during the research period is conducted. Moreover, the study includes the classification and content analysis of scientific dissemination materials from UFJF, the only university that presented both a communication policy and a communication plan. The analysis demonstrates the strategic modalities, the types of interactions that occurred, and the levels of engagement resulting from these connections.
Palabras clave: Mídias Sociais
Instagram
Social Media
Engagement
Engajamento
Strategy
Estratégia
Scientific Dissemination
Divulgação Científica
Federal Universities
Universidades Federais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FRANCO, Anna Victoria Ignácio. Ciência engaja? Mapeamento da correlação entre políticas e planos de comunicação de IFES mineiras e estratégias de divulgação científica no Instagram. 101p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia. 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46095
Fecha de defensa: 8-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CienciaEngajaMapeamento.pdfTCC688.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons