Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46095
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFranco, Anna Victoria Ignácio-
dc.date.accessioned2025-06-11T03:44:45Z-
dc.date.available2025-06-11T03:44:45Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.citationFRANCO, Anna Victoria Ignácio. Ciência engaja? Mapeamento da correlação entre políticas e planos de comunicação de IFES mineiras e estratégias de divulgação científica no Instagram. 101p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46095-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the strategies used by federal universities in Minas Gerais for disseminating scientific content on Instagram and their potential engagement. It addresses basic concepts regarding platform functionality, including the understanding of digital authors, the formation of connections, and the use of social media as a dissemination tool. Additionally, it presents basic notions of strategic social media use, focusing on Instagram, and theoretical explanations of the concept of engagement and its analytical metrics. Furthermore, a documentary analysis of all regulatory communication documents from Federal Higher Education Institutions (IFES) collected during the research period is conducted. Moreover, the study includes the classification and content analysis of scientific dissemination materials from UFJF, the only university that presented both a communication policy and a communication plan. The analysis demonstrates the strategic modalities, the types of interactions that occurred, and the levels of engagement resulting from these connections.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectMídias Sociaispt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectSocial Mediapt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectScientific Disseminationpt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectFederal Universitiespt_BR
dc.subjectUniversidades Federaispt_BR
dc.titleCiência engaja? Mapeamento da correlação entre políticas e planos de comunicação de IFES mineiras e estratégias de divulgação científica no Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tonus, Mirna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Ana Paula de Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418128454553034pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6419351722735920pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar as estratégias usadas pelas universidades federais mineiras para a divulgação de conteúdos científicos no Instagram e seus potenciais engajamentos. São abordados os conceitos básicos quanto ao funcionamento, contemplando a compreensão do autor digital e da criação de seus laços e uso das mídias sociais como ferramentas para divulgação. Também são expostas noções básicas do uso estratégico das mídias sociais, com foco no Instagram, e explicações teóricas do conceito de engajamento e suas métricas de análise. Além disso, há a análise documental de todos os arquivos regulamentadores da comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) localizadas no Estado de Minas Gerais, coletados durante o período de pesquisa. Ademais, é apresentada a classificação e a análise de conteúdo das peças de divulgação científica da UFJF, única universidade que apresentou tanto política de comunicação como plano de comunicação. A análise demonstra as modalidades estratégicas, os tipos de interação decorridos e os níveis de engajamento derivados dessas conexões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration101pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CienciaEngajaMapeamento.pdfTCC688.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons