Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46090
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-8981-1575
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A proposição de espaço maker na escola: um guia de orientações na perspectiva da educação básica
Título(s) alternativo(s): The proposal of maker space in school: a guidelines from the perspective of basic education
Autor(es): Mendes, Isabela Fernanda Marques Soares
Primeiro orientador: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Primeiro membro da banca: Maceno, Nicole Glock
Segundo membro da banca: Pereira, Francielle Amancio
Resumo: Este trabalho analisa os resultados obtidos neste estudo de mestrado, que teve como objetivo apresentar, elaborar e avaliar um produto educacional com diretrizes e orientações para o planejamento e a implementação de espaços maker nas escolas de educação básica, visando potencializar o ensino de Ciências, pela Educação Maker. A questão central que norteou a nossa investigação foi: “quais orientações e diretrizes são necessárias para implementar um espaço maker na escola de educação básica, a fim de potencializar o ensino de Ciências pela Educação Maker?” Para responder a essa questão, a autora deste texto, professora e gestora na educação básica até junho de 2024, em uma escola particular na cidade de Itumbiara/GO, atuou diretamente na implementação de um espaço maker em uma instituição escolar. Nesse contexto, propomos a criação de um guia que possa auxiliar professores e gestores na estruturação e utilização do espaço maker. Após a implementação do espaço, elaboramos um questionário com questões abertas e fechadas para investigar as concepções dos professores sobre o uso desse local. Foram convidados os 22 professores que lecionaram na escola em 2024 e que estiveram sob a supervisão da autora. Contudo, apenas 11 deles responderam ao questionário. Com este estudo, identificamos os elementos essenciais para a implementação dos espaços maker nas escolas, bem como os desafios enfrentados por gestores e professores, como infraestrutura inadequada, falta de formação específica e escassez de tempo para planejamento. Além disso, a pesquisa evidenciou o potencial da Educação Maker para engajar os estudantes no processo de aprendizagem, promovendo a criatividade, autonomia e a resolução de problemas.
Abstract: The present paper analyzes the results obtained in this master's research, which aimed to present, develop, and evaluate an educational product with guidelines and orientations for planning and implementing maker spaces in basic education schools, to enhance Science teaching through Maker Education. The central question that guided our investigation was: “What guidelines and recommendations are necessary to implement a maker space in a basic education school to enhance Science teaching through Maker Education?” To answer this question, the author of this text, a teacher and administrator in basic education until June 2024 at a private school in Itumbiara-GO, was directly involved in implementing a maker space in an educational institution. In this context, we propose the creation of a guide that can assist teachers and administrators in structuring and utilizing the maker space. After implementing the space, we developed a questionnaire with open-ended and closed-ended questions to investigate teachers' perceptions of its use. The 22 teachers who taught at the school in 2024 under the author's supervision were invited to participate. However, only 11 of them responded to the questionnaire. Through this study, we identified the essential elements for implementing maker spaces in schools and the challenges administrators and teachers face, such as inadequate infrastructure, lack of specific training, and limited planning time. Additionally, the research highlighted the potential of Maker Education to engage students in the learning process, fostering creativity, autonomy, and problem-solving skills.
Palavras-chave: Espaço Maker
Educação maker
Protagonismo estudantil
Metodologias ativas
Maker Ssace
Maker education
Student leadership
Active methodologies
Ciências - estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Educação básica
Aprendizagem
Movimento Maker na educação
Movimento Maker na educação — Estudos de caso
Maker movement in education
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: MENDES, Isabela Fernanda Marques Soares. A proposição de espaço maker na escola: um guia de orientações na perspectiva da educação básica. 2025. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5145
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5145
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46090
Data de defesa: 28-Mar-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProposiçãoEspaçoMaker.pdfDissertação11.83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons