Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46090
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMendes, Isabela Fernanda Marques Soares-
dc.date.accessioned2025-06-10T16:43:38Z-
dc.date.available2025-06-10T16:43:38Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationMENDES, Isabela Fernanda Marques Soares. A proposição de espaço maker na escola: um guia de orientações na perspectiva da educação básica. 2025. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5145pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46090-
dc.description.abstractThe present paper analyzes the results obtained in this master's research, which aimed to present, develop, and evaluate an educational product with guidelines and orientations for planning and implementing maker spaces in basic education schools, to enhance Science teaching through Maker Education. The central question that guided our investigation was: “What guidelines and recommendations are necessary to implement a maker space in a basic education school to enhance Science teaching through Maker Education?” To answer this question, the author of this text, a teacher and administrator in basic education until June 2024 at a private school in Itumbiara-GO, was directly involved in implementing a maker space in an educational institution. In this context, we propose the creation of a guide that can assist teachers and administrators in structuring and utilizing the maker space. After implementing the space, we developed a questionnaire with open-ended and closed-ended questions to investigate teachers' perceptions of its use. The 22 teachers who taught at the school in 2024 under the author's supervision were invited to participate. However, only 11 of them responded to the questionnaire. Through this study, we identified the essential elements for implementing maker spaces in schools and the challenges administrators and teachers face, such as inadequate infrastructure, lack of specific training, and limited planning time. Additionally, the research highlighted the potential of Maker Education to engage students in the learning process, fostering creativity, autonomy, and problem-solving skills.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEspaço Makerpt_BR
dc.subjectEducação makerpt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectMaker Ssacept_BR
dc.subjectMaker educationpt_BR
dc.subjectStudent leadershippt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA proposição de espaço maker na escola: um guia de orientações na perspectiva da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe proposal of maker space in school: a guidelines from the perspective of basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee1Maceno, Nicole Glock-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2567903022937603pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Francielle Amancio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9313348276065267pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa os resultados obtidos neste estudo de mestrado, que teve como objetivo apresentar, elaborar e avaliar um produto educacional com diretrizes e orientações para o planejamento e a implementação de espaços maker nas escolas de educação básica, visando potencializar o ensino de Ciências, pela Educação Maker. A questão central que norteou a nossa investigação foi: “quais orientações e diretrizes são necessárias para implementar um espaço maker na escola de educação básica, a fim de potencializar o ensino de Ciências pela Educação Maker?” Para responder a essa questão, a autora deste texto, professora e gestora na educação básica até junho de 2024, em uma escola particular na cidade de Itumbiara/GO, atuou diretamente na implementação de um espaço maker em uma instituição escolar. Nesse contexto, propomos a criação de um guia que possa auxiliar professores e gestores na estruturação e utilização do espaço maker. Após a implementação do espaço, elaboramos um questionário com questões abertas e fechadas para investigar as concepções dos professores sobre o uso desse local. Foram convidados os 22 professores que lecionaram na escola em 2024 e que estiveram sob a supervisão da autora. Contudo, apenas 11 deles responderam ao questionário. Com este estudo, identificamos os elementos essenciais para a implementação dos espaços maker nas escolas, bem como os desafios enfrentados por gestores e professores, como infraestrutura inadequada, falta de formação específica e escassez de tempo para planejamento. Além disso, a pesquisa evidenciou o potencial da Educação Maker para engajar os estudantes no processo de aprendizagem, promovendo a criatividade, autonomia e a resolução de problemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration146pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5145pt_BR
dc.orcid.putcode185765422-
dc.crossref.doibatchidc61c4528-4ab0-4e70-bb12-e5d4532be4ec-
dc.subject.autorizadoCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação básicapt_BR
dc.subject.autorizadoAprendizagempt_BR
dc.subject.autorizadoMovimento Maker na educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoMovimento Maker na educação — Estudos de casopt_BR
dc.subject.autorizadoMaker movement in educationpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProposiçãoEspaçoMaker.pdfDissertação11.83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons