Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46085
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino de perímetro e área nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidade do uso do lapbook com a modelagem matemática
Título(s) alternativo(s): Teaching perimeter and area in the early years of elementary school: the possibility of using lapbooks with mathematical modeling
Enseñanza del perímetro y el área en los primeros años de la educación primaria: posibilidad del uso del lapbook con la modelación matemática
Autor(es): Silva, Heládio Soares da
Primeiro orientador: Pires, Rogerio Fernando
Primeiro membro da banca: Marin, Douglas
Segundo membro da banca: Magina, Sandra Maria Pinto
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo sobre a aplicação de uma sequência de ensino voltada para alunos do quinto ano do ensino fundamental, com o objetivo analisar a construção do conceito de perímetro e área de retângulos, seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática, a partir da criação do recurso didático pedagógico - lapbook, com os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Uberlândia. O trabalho parte da premissa de que esses conceitos, muitas vezes não consolidados nos anos iniciais, demandam abordagens pedagógicas inovadoras. Para isso, propõe-se uma sequência didática baseada na modelagem matemática e na utilização do recurso pedagógico Lapbook, visando concretizar o aprendizado por meio de atividades interdisciplinares e manipulativas. A pesquisa buscou analisar como a sequência de ensino contribuiu para a diferenciação entre os conceitos de área e perímetro, além de explorar as características específicas de cada um. Tendo como pergunta investigativa: Quais as implicações na aprendizagem das noções de perímetro e área de retângulos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática, tendo como suporte a construção de lapbooks? Durante a aplicação, observou-se que os alunos gradualmente assimilavam as noções teóricas e práticas, superando dificuldades iniciais. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes demonstrou compreensão adequada das propriedades geométricas e aplicação correta das fórmulas em situações-problema. Sendo que a combinação entre modelagem matemática e recursos manipuláveis, como o Lapbook, promoveu um ambiente de aprendizagem dinâmico para temas que exigem distinção entre grandezas e medidas, como área e perímetro, sendo assim essa dissertação contribui para com a prática docente de professoras(es) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: This Master's dissertation presents a study on the implementation of a teaching sequence designed for fifth-grade elementary school students, aiming to analyze the construction of the concepts of perimeter and area of rectangles. Grounded in the assumptions of Mathematical Modeling, the study utilized the creation of a pedagogical didactic resource—the lapbook— with fifth-grade students from a public school in Uberlândia. The work is based on the premise that these concepts, often not consolidated in the early school years, require innovative pedagogical approaches. To address this, a didactic sequence was proposed, integrating mathematical modeling and the lapbook as a hands-on resource, aiming to concretize learning through interdisciplinary and manipulative activities. The research sought to analyze how the teaching sequence contributed to differentiating between the concepts of area and perimeter, as well as exploring their specific characteristics. The investigative question guiding the study was: What are the implications for fifth-grade elementary students' learning of perimeter and area concepts when following Mathematical Modeling principles, supported by the creation of lapbooks? During implementation, it was observed that students gradually assimilated theoretical and practical notions, overcoming initial difficulties. Results indicated that most participants demonstrated adequate understanding of geometric properties and correctly applied formulas in problem-solving scenarios. The combination of mathematical modeling and manipulable resources, such as the lapbook, fostered a dynamic learning environment for topics requiring the distinction between quantities and measurements, such as area and perimeter. Thus, this dissertation contributes to the teaching practices of elementary school teachers in the Early Years.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Mathematics education
Geometria
Geometry
Sequência de ensino
Teaching sequence
Modelagem matemática
Mathematical modeling
Recursos manipuláveis
Manipulable resources
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Geometria - Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: SILVA, Heládio Soares. Ensino de perímetro e área nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidade do uso do lapbook com a modelagem matemática. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.242.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.242
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46085
Data de defesa: 24-Mar-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoPerímetroArea.pdf2.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.