Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46085
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Ensino de perímetro e área nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidade do uso do lapbook com a modelagem matemática |
Alternate title (s): | Teaching perimeter and area in the early years of elementary school: the possibility of using lapbooks with mathematical modeling Enseñanza del perímetro y el área en los primeros años de la educación primaria: posibilidad del uso del lapbook con la modelación matemática |
Author: | Silva, Heládio Soares da |
First Advisor: | Pires, Rogerio Fernando |
First member of the Committee: | Marin, Douglas |
Second member of the Committee: | Magina, Sandra Maria Pinto |
Summary: | Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo sobre a aplicação de uma sequência de ensino voltada para alunos do quinto ano do ensino fundamental, com o objetivo analisar a construção do conceito de perímetro e área de retângulos, seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática, a partir da criação do recurso didático pedagógico - lapbook, com os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Uberlândia. O trabalho parte da premissa de que esses conceitos, muitas vezes não consolidados nos anos iniciais, demandam abordagens pedagógicas inovadoras. Para isso, propõe-se uma sequência didática baseada na modelagem matemática e na utilização do recurso pedagógico Lapbook, visando concretizar o aprendizado por meio de atividades interdisciplinares e manipulativas. A pesquisa buscou analisar como a sequência de ensino contribuiu para a diferenciação entre os conceitos de área e perímetro, além de explorar as características específicas de cada um. Tendo como pergunta investigativa: Quais as implicações na aprendizagem das noções de perímetro e área de retângulos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática, tendo como suporte a construção de lapbooks? Durante a aplicação, observou-se que os alunos gradualmente assimilavam as noções teóricas e práticas, superando dificuldades iniciais. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes demonstrou compreensão adequada das propriedades geométricas e aplicação correta das fórmulas em situações-problema. Sendo que a combinação entre modelagem matemática e recursos manipuláveis, como o Lapbook, promoveu um ambiente de aprendizagem dinâmico para temas que exigem distinção entre grandezas e medidas, como área e perímetro, sendo assim essa dissertação contribui para com a prática docente de professoras(es) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | This Master's dissertation presents a study on the implementation of a teaching sequence designed for fifth-grade elementary school students, aiming to analyze the construction of the concepts of perimeter and area of rectangles. Grounded in the assumptions of Mathematical Modeling, the study utilized the creation of a pedagogical didactic resource—the lapbook— with fifth-grade students from a public school in Uberlândia. The work is based on the premise that these concepts, often not consolidated in the early school years, require innovative pedagogical approaches. To address this, a didactic sequence was proposed, integrating mathematical modeling and the lapbook as a hands-on resource, aiming to concretize learning through interdisciplinary and manipulative activities. The research sought to analyze how the teaching sequence contributed to differentiating between the concepts of area and perimeter, as well as exploring their specific characteristics. The investigative question guiding the study was: What are the implications for fifth-grade elementary students' learning of perimeter and area concepts when following Mathematical Modeling principles, supported by the creation of lapbooks? During implementation, it was observed that students gradually assimilated theoretical and practical notions, overcoming initial difficulties. Results indicated that most participants demonstrated adequate understanding of geometric properties and correctly applied formulas in problem-solving scenarios. The combination of mathematical modeling and manipulable resources, such as the lapbook, fostered a dynamic learning environment for topics requiring the distinction between quantities and measurements, such as area and perimeter. Thus, this dissertation contributes to the teaching practices of elementary school teachers in the Early Years. |
Keywords: | Ensino de matemática Mathematics education Geometria Geometry Sequência de ensino Teaching sequence Modelagem matemática Mathematical modeling Recursos manipuláveis Manipulable resources |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Subject: | Ciência - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Geometria - Ensino fundamental |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Administração |
Quote: | SILVA, Heládio Soares. Ensino de perímetro e área nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidade do uso do lapbook com a modelagem matemática. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.242. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.242 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46085 |
Date of defense: | 24-Mar-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoPerímetroArea.pdf | 2.8 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.