Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46051
Tipo de documento: | Memorial |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Memorial Descritivo |
Título (s) alternativo (s): | Trajetória acadêmica e contribuições à ciência, educação e sociedade |
Autor: | Oliveira, Maria Angélica Melo e |
Primer miembro de la banca: | Coimbra, Camila Lima |
Segundo miembro de la banca: | Tavares, Darlene Mara dos Santos |
Tercer miembro de la banca: | Castro, Sybelle de Souza |
Cuarto miembro de la banca: | Silveira, Helder Eterno da |
Resumen: | Este memorial sintetiza minha trajetória acadêmica, marcada pela atuação integrada no ensino, pesquisa, extensão e gestão no ensino superior público. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela antiga Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (atual UFTM), iniciei a carreira docente no Centro de Formação Especial em Saúde (CEFORES), colaborando na formação de técnicos em enfermagem e em projetos de qualificação profissional na área da saúde. Na pós-graduação, desenvolvi pesquisas voltadas à farmacologia experimental aplicada à oncologia em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-FMRP), participando no desenvolvimento de dissertações, pesquisas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Os estudos foram orientados para a saúde da mulher, com ênfase no câncer de mama, integrando ações extensionistas e assistenciais. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), consolidei minha trajetória acadêmica, assumindo atividades na graduação, pós-graduação e gestão educacional. Coordenei o curso de Enfermagem, o Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia e diversas comissões e núcleos permanentes e temporários. Promovi ações extensionistas voltadas à detecção precoce do câncer de mama, ao acolhimento de usuários em tratamento quimioterápico e radioterápico e à formação docente, coordenando projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, coordeno a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU/UFU) e presido a Comissão Descentralizada de Residência Multiprofissional em Minas Gerais (CODEMU-MG), articulando ações estratégicas para o fortalecimento da formação multiprofissional em saúde. Ao revisitar minha trajetória no magistério superior, reafirmo o compromisso ético e dedicado com as responsabilidades assumidas no ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Em cada etapa, busquei contribuir de forma significativa para a formação de profissionais de saúde e para o fortalecimento do ensino público de qualidade, integrando rigor acadêmico e sensibilidade humana. Por trás de cada conquista institucional, permaneceu minha presença íntegra, marcada pelas imperfeições e desafios inerentes à vida real. Convivi com perdas profundas, cansaços acumulados, frustrações inevitáveis. Mas também encontrei forças na coragem, na resiliência e na capacidade de me reinventar. Foi nesse equilíbrio - entre o rigor do trabalho e a sensibilidade da experiência - que construí minha trajetória docente: com responsabilidade, afeto e entrega. |
Palabras clave: | Memorial Descritivo |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | OLIVEIRA, Maria Angélica Melo. Trajetória acadêmica e contribuições à ciência, educação e sociedade. 2025. 52 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - FAMED) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5126 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46051 |
Fecha de defensa: | 9-may-2025 |
Aparece en las colecciones: | MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Medicina (FAMED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TrajetóriaAcademincaContribuições.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.