Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46010
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Francisco de Holanda: A Integração das Artes Liberais e o Renascimento Cultural em Portugal
Título (s) alternativo (s): Francisco de Holanda: The Integration of Liberal Arts and the Cultural Renaissance in Portugal.
Autor: Santos, Luísa Helena Zordan Martins
Primer orientador: Luz, Guilherme Amaral
Primer miembro de la banca: Felipe, Cleber Vinicius do Amaral
Segundo miembro de la banca: Pinho, Amon Santos
Resumen: O reconhecimento do ofício dos artistas foi um dos elementos centrais da cultura do Renascimento, produzindo consequências em diversos campos no decorrer dos séc. XIV a XVI e mudando, direta ou indiretamente, a forma com que estes artistas eram reconhecidos e referenciados nos próximos séculos. O presente artigo aborda a o caminho pelo qual algumas das mudanças foram decorrendo durante os séculos consolidação desta visão, enfatizando como ela acompanhou os desenvolvimentos intelectuais do período renascentista, em especial, aquele marcado pelo interesse renovado pelo platonismo e outras correntes de inspiração científica, fenômeno que teve na Itália seu principal centro propulsor. Como resultado da popularidade destas correntes de orientação da em busca da elevação do estatuto do artista, o presente trabalho mostra como isso se refletiu sobre as diversas visões sobre os Tratados e em especial ao Da Pintura Antigua (1548), obra escrita pelo português Francisco de Holanda (1517-1584) onde pretendia demonstrar ao então Rei de Portugal a valorização de seus estudos e como isso viria pois influenciar na valorização daquilo que produzia.
Abstract: The knowledge of the artist profession was one of the core elements of Renaissance culture, embracing all sources of consequences throughout the 14th to 16th centuries, and changing, direct or indirectly, the way these artists were recognized and named in the following centuries. This article shows the path of some changes that happened throughout the centuries, emphasizing how those changes follow the intellectual developments of the Renaissance period, especial those marked with the interest in Platonism and others scientifically studies, a phenomenon that has Italy his main character. As a result of popularity these trends in search of the elevation of the status of the artist, this work shows how this was reflected in the different views on the Treatises and especially on Da Pintura Antigua (1548), a work written by the Portuguese Francisco de Holanda (1517-1584) in which he intended to demonstrate to demonstrate to the King of Portugal the value of his studies and how this would therefore influence the value of what he produce.
Palabras clave: Francisco de Holanda (1517-1584)
Artes l
Artes liberais
Renascimento
Liberal arts
Renaissance
Painter status
Status do pintor
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Luísa Helena Zordan Martins. Francisco de Holanda: A Integração das Artes Liberais e o Renascimento Cultural em Portugal. 2025.19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46010
Fecha de defensa: 12-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FranciscoHolandaIntegração191.11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons