Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46010Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Luísa Helena Zordan Martins | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-02T15:00:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-02T15:00:40Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Luísa Helena Zordan Martins. Francisco de Holanda: A Integração das Artes Liberais e o Renascimento Cultural em Portugal. 2025.19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46010 | - |
| dc.description.abstract | The knowledge of the artist profession was one of the core elements of Renaissance culture, embracing all sources of consequences throughout the 14th to 16th centuries, and changing, direct or indirectly, the way these artists were recognized and named in the following centuries. This article shows the path of some changes that happened throughout the centuries, emphasizing how those changes follow the intellectual developments of the Renaissance period, especial those marked with the interest in Platonism and others scientifically studies, a phenomenon that has Italy his main character. As a result of popularity these trends in search of the elevation of the status of the artist, this work shows how this was reflected in the different views on the Treatises and especially on Da Pintura Antigua (1548), a work written by the Portuguese Francisco de Holanda (1517-1584) in which he intended to demonstrate to demonstrate to the King of Portugal the value of his studies and how this would therefore influence the value of what he produce. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Francisco de Holanda (1517-1584) | pt_BR |
| dc.subject | Artes l | pt_BR |
| dc.subject | Artes liberais | pt_BR |
| dc.subject | Renascimento | pt_BR |
| dc.subject | Liberal arts | pt_BR |
| dc.subject | Renaissance | pt_BR |
| dc.subject | Painter status | pt_BR |
| dc.subject | Status do pintor | pt_BR |
| dc.title | Francisco de Holanda: A Integração das Artes Liberais e o Renascimento Cultural em Portugal | pt_BR |
| dc.title.alternative | Francisco de Holanda: The Integration of Liberal Arts and the Cultural Renaissance in Portugal. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Luz, Guilherme Amaral | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8353039068392210 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Felipe, Cleber Vinicius do Amaral | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7328676515209683 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pinho, Amon Santos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5418286580636246 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0757231481250054 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O reconhecimento do ofício dos artistas foi um dos elementos centrais da cultura do Renascimento, produzindo consequências em diversos campos no decorrer dos séc. XIV a XVI e mudando, direta ou indiretamente, a forma com que estes artistas eram reconhecidos e referenciados nos próximos séculos. O presente artigo aborda a o caminho pelo qual algumas das mudanças foram decorrendo durante os séculos consolidação desta visão, enfatizando como ela acompanhou os desenvolvimentos intelectuais do período renascentista, em especial, aquele marcado pelo interesse renovado pelo platonismo e outras correntes de inspiração científica, fenômeno que teve na Itália seu principal centro propulsor. Como resultado da popularidade destas correntes de orientação da em busca da elevação do estatuto do artista, o presente trabalho mostra como isso se refletiu sobre as diversas visões sobre os Tratados e em especial ao Da Pintura Antigua (1548), obra escrita pelo português Francisco de Holanda (1517-1584) onde pretendia demonstrar ao então Rei de Portugal a valorização de seus estudos e como isso viria pois influenciar na valorização daquilo que produzia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 19 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FranciscoHolandaIntegração | 191.11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
