Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45996
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-0468-0983
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Utilização da yolo na identificação de deficiências de macronutrientes em folhas de café
Autor(es): Toneti, Igor Blanco
Primeiro orientador: Ribeiro, Thiago Pirola
Primeiro membro da banca: Escarpinati, Mauricio Cunha
Segundo membro da banca: Martinez, Ana Cláudia
Resumo: O café representa uma das culturas economicamente mais importantes do mundo, sendo a América do Sul o principal produtor, seguido da Ásia e Oceania. A produtividade e qualidade do café dependem significativamente de alguns aspectos como a qualidade do solo, influenciado pela disponibilidade de nutrientes, como também do clima. Deficiências de macronutrientes como cálcio (Ca), magnésio (Mg), nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) e enxofre (S) podem causar sintomas visíveis nas folhas de café, levando à redução do rendimento e da qualidade se não forem tratadas prontamente. Os métodos tradicionais para diagnosticar deficiências de nutrientes dependem de inspeção manual e análise laboratorial, o que pode ser demorado, caro e sujeito a erro humano. Avanços recentes em aprendizado profundo e visão computacional oferecem uma alterna tiva promissora para automatizar diagnósticos de saúde de plantas. O modelo de detecção de objetos “You Only Look Once” (YOLO) demonstrou alta precisão e desempenho em tempo real em várias aplicações agrícolas, sendo elas detecção de culturas e pragas. Neste estudo, utilizou-se da oitava versão do framework YOLO para detectar deficiências de macronutrientes em folhas de café com base em sintomas visuais. O YOLOv8 melhora seus predecessores com recursos aprimorados de detecção de objetos, melhor generalização e maior eficiência computacional, tornando-o adequado para essa tarefa. Nos testes realizados com o dataset BDICAFE, a proposta apresentada nesse trabalho obteve acurácias de até 95,8%, conforme os testes realizados. Isso demonstra que a proposta pode servir como uma ferramenta valiosa para agricultores e agrônomos, permitindo a detecção precoce e o manejo direcionado de nutrientes para otimizar a produção de café.
Palavras-chave: Visão Computacional
Computer Vision
YOLO
BDICAFE
Macronutrientes
Macronutrients
Café
Coffee
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TONETI, Igor Blanco. Utilização da yolo na identificação de deficiências de macronutrientes em folhas de café. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45996
Data de defesa: 28-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UtilizaçãoYoloIdentificação.pdfTCC5.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons