Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45972
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFernandes, Luis Otávio de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-29T13:36:23Z-
dc.date.available2025-05-29T13:36:23Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationFERNANDES, Luis Otávio de Oliveira. Análise logística para a substituição de motoboys por drones em uma cidade de porte médio: estudo de caso em Uberlândia-MG . 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45972-
dc.description.abstractUrban logistics is becoming a critical issue in an increasingly urbanized world, facing significant challenges due to population growth and changes in goods flows driven by globalization. In this context, Unmanned Aerial Vehicles (UAVs), or Drones, emerge as an innovative solution, offering agility, mobility and access to hard-to-reach areas, in addition to being part of sustainable transportation systems. This study analyzed the feasibility of using drones in small-volume delivery logistics in the urban area of Uberlandia-MG in order to represent medium-sized cities, focusing on efficiency, cost reduction and environmental impacts. In addition, this research also analyzes the advantages and challenges of implementing this technology considering its technical and operational aspects, then comparing it with the use of motorcycles as a delivery mode, which is today a viable alternative for urban logistics. It is verified that the use of drones has advantages in terms of cost and in reducing CO₂ emissions, but there are challenges to be overcome for its implementation to become a reality in Brazil, mainly in relation to delivery safety.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogística Urbanapt_BR
dc.subjectUrban Logisticspt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectMotocicletapt_BR
dc.subjectMotorcyclept_BR
dc.subjectEntregas de Pequenos Volumespt_BR
dc.subjectSmall Volume Deliveriespt_BR
dc.titleAnálise logística para a substituição de motoboys por drones em uma cidade de porte médio: estudo de caso em Uberlândia-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.contributor.referee1Seabra, Luciany Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270315505605105pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Lauren Karoline de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447850644499380pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA logística urbana se torna uma questão crítica em um mundo cada vez mais urbanizado, enfrentando desafios significativos devido ao crescimento populacional e às mudanças nos fluxos de mercadorias impulsionadas pela globalização. Neste contexto, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), ou Drones, emergem como uma solução inovadora, oferecendo agilidade, mobilidade e acesso a áreas de difícil alcance, além de serem parte dos sistemas de transporte sustentáveis. Este estudo analisou a viabilidade do uso de drones na logística de entrega de pequenos volumes na área urbana de Uberlândia-MG afim de representar cidades de médio porte, focando em eficiência, redução de custos e impactos ambientais. Além disso, esta pesquisa também analisa as vantagens e desafios da implementação dessa tecnologia considerando seus aspectos técnicos e operacionais comparando então com o uso de motocicletas como modo de entrega que hoje é uma alternativa viável da logística urbana. Verifica-se que o uso de drone tem vantagens quanto ao custo e com redução de emissão dos níveis de CO₂ porém tem desafios a serem vencidos para que sua implementação seja uma realidade no Brasil principalmente com relação da segurança na entrega.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnaliseLogisticaSubistituição.pdf519.34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.