Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45936
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise da dinâmica inflacionária brasileira 2003 - 2024.
Autor: Uyehara, Julio Cesar de Souza
Primer orientador: Salomão Neto, Benito Adelmo
Primer miembro de la banca: Silva, Guilherme Jonas Costa da
Segundo miembro de la banca: Alves, Thaís Guimarães
Resumen: Esta monografia analisa os fatores determinantes da dinâmica inflacionária no Brasil entre janeiro de 2003 e março de 2024, utilizando o Método dos Momentos Generalizados (GMM) aplicado a séries temporais. O objetivo central é identificar as principais variáveis que explicam a taxa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e investigar a aplicabilidade da Curva de Phillips para o contexto brasileiro recente, considerando o efeito de eventos como a crise de 2008, a recessão de 2015 e a pandemia da COVID-19. A metodologia baseia-se na Curva de Phillips Novo Keynesiana, com parâmetros de estimação incluindo o IPCA, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), a taxa de câmbio e as expectativas de inflação. Os resultados indicam que a inflação passada é um fator preponderante, sugerindo um comportamento predominantemente backward-looking dos agentes econômicos na formação de preços, especialmente em períodos de instabilidade. As expectativas de inflação também se mostraram relevantes, mas sua influência diminui durante ciclos recessivos. O hiato do produto e a taxa de câmbio não demonstraram significância estatística consistente, apontando para a possível maior relevância de outros fatores na dinâmica inflacionária do período.
Palabras clave: Inflação
Economia Brasileira
Séries Temporais
Curva de Phillips
GMM
Inflation
Brazilian Economy/Time Series
Phillips Curve
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::TEORIA MONETARIA E FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: UYEHARA, Julio Cesar Souza. Análise da dinâmica inflacionária brasileira 2003 - 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45936
Fecha de defensa: 2-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseDinâmicaInflacionária.pdfTCC492.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.