Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45912
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-9502-7085
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entre telas e páginas: transposição e intermidialidade em Veronika Decide Morrer, de Paulo Coelho
Título(s) alternativo(s): Between Screens and Pages: Transposition and Intermediality in Veronika Decides to Die, by Paulo Coelho
Autor(es): Oliveira, Isabella Pereira
Primeiro orientador: Ribeiro, Ivan Marcos
Primeiro membro da banca: Melo, Márcio Araújo de
Segundo membro da banca: Costa, Cynthia Beatrice
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal analisar a obra literária do escritor Paulo Coelho chamada Veronika Decide Morrer (1998) e sua adaptação cinematográfica, no qual possui o mesmo nome, dirigida por Emily Young (2009). Ambas as obras estudadas, narram a história de Veronika, uma jovem que, apesar de ter uma vida aparentemente perfeita, decide se suicidar por se sentir vazia. Após uma tentativa fracassada, ela acorda em uma clínica psiquiátrica, onde descobre que tem poucos dias de vida. Lá, Veronika começa a questionar suas crenças e a redescobrir o valor da vida ao conviver com outros pacientes. As tramas exploram temas como a busca pelo sentido da vida, a liberdade, e a linha tênue entre sanidade e loucura. A análise das obras concentra-se em como o processo de transposição do texto literário para o cinema envolve uma complexa reinterpretação e recriação do enrêdo, dos personagens e das dinâmicas narrativas, transformando a essência da obra original para se adequar às exigências da linguagem cinematográfica e dando vida a obra em uma nova linguagem e perspectiva. A pesquisa se justifica pelo fato de não haver ainda um estudo que se dedique especificamente à relação e diálogo das duas obras. Quanto aos objetivos específicos, a análise foi realizada tomando como recorte temático de estudo (1) Analisar as transposições e intermidialidade entre as obras (2) observar elementos que reinterpretem e dêem vida a linguagem cinematográfica. Para fundamentar o embasamento teórico, temos vários estudos, em especial o estudo realizado por Julia Kristeva, Introdução à semanálise (1974), Linda Hutcheon em Uma Teoria da Adaptação (2011) e Robert Stam com seu trabalho A Literatura Através do Cinema: Realismo, magia e arte da adaptação (2008). A fim de alcançar uma imersão na obra do autor e nos textos selecionados, será utilizado como metodologia de pesquisa o Método Monográfico.
Abstract: The main objective of this study is to analyze the literary work of the writer Paulo Coelho called Veronika Decides to Die (1998) and its film adaptation, which has the same name, directed by Emily Young (2009). Both works studied tell the story of Veronika, a young woman who, despite having an apparently perfect life, decides to commit suicide because she feels empty. After a failed attempt, she wakes up in a psychiatric clinic, where she discovers that she has only a few days left to live. There, Veronika begins to question her beliefs and rediscover the value of life by living with other patients. The plots explore themes such as the search for the meaning of life, freedom, and the fine line between sanity and madness. The analysis of the works focuses on how the process of transposing literary texts into cinema involves a complex reinterpretation and recreation of the plot, characters and narrative dynamics, transforming the essence of the original work to adapt to the demands of cinematographic language and bringing the work to life in a new language and perspective. The research is justified by the fact that there is not yet a study that specifically focuses on the relationship and dialogue between the two works. As for the specific objectives, the analysis was carried out taking as a thematic study focus (1) Analyzing the transpositions and intermediality between the works (2) Observing elements that reinterpret and bring cinematographic language to life. To support the theoretical basis, we have several studies, in particular the study carried out by Julia Kristeva, called Introduction to Semanalysis (1974), Linda Hutcheon in A Theory of Adaptation (2011) and Robert Stam in Literature Through Cinema: Realism, Magic and the Art of Adaptation (2008). In order to achieve immersion in the author's work and the selected texts, the Monographic Method will be used as the research methodology.
Palavras-chave: Veronika Decide Morrer
Veronika Decides to Die
Intermidialidade
Intermediality
Suicídio
Suicide
Reinterpretação
Reinterpretation
Literatura
Literature
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICA
Assunto: Literatura
Coelho, Paulo, 1947- - Crítica e interpretação
Suicídio na literatura
Intermidialidade
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: OLIVEIRA, Isabella Pereira. Entre Telas e Páginas: Transposições e adaptação em "Veronika Decide Morrer" de Paulo Coelho. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduação em Estudos Literários, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.698.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.698
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45912
Data de defesa: 14-Out-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EntreTelasPáginas.pdfDissertação2.81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons