Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45909
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-3913-2940
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ludicidade e arte no ensino fundamental: brincadeiras de aprendizagem entre o sertão e as terras mineiras
Título(s) alternativo(s): Playfulness and art in elementary education: learning games between the backlands and the lands of Minas Gerais
Autor(es): Andrade, Cristiana Teixeira Costa de
Primeiro orientador: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Primeiro membro da banca: Vale, Flávia Janiaski
Segundo membro da banca: Oliveira, Meirines Severino de
Resumo: Esta pesquisa, realizada com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Inspetora França Abadia Machado Santana, é um percurso por territórios onde o brincar, o aprender e o ensinar se encontram para criar algo inspirador. Partindo das minhas próprias memórias de infância, regadas a brincadeiras de quintal, busco destacar como a ludicidade pode ressignificar o processo de ensino nos anos iniciais, conectando práticas da Educação Infantil à realidade do Ensino Fundamental. Inspirada por teóricos como Huizinga (2007), Luckesi (2014; 2017), Dewey (2010) e Freire (1989; 1991; 2010), bem como pelas contribuições de Cabral (2006; 2010) e Janiaski (2020a; 2020b) sobre o drama e a ludicidade como ferramentas pedagógicas, aqui, adoto uma abordagem qualitativa, com base na etnografia, especialmente em reflexões sobre experiências e práticas educativas. Registro histórias, sons e movimentos que transformam a sala de aula em um espaço vivo. Afinal, ensinar com ludicidade é dar asas à imaginação, sem perder o pé na realidade. Sendo assim, esta dissertação traz como questão principal: como diferentes vivências lúdicas podem redesenhar o ensino, mantendo viva a curiosidade e o encantamento que marcam as primeiras experiências escolares? Como resultados, proponho práticas pedagógicas que dançam entre o drama, a arte e as narrativas culturais, criando pontes entre o que as crianças vivem, sonham e aprendem com o intuito de garantir que o brincar nunca perca seu lugar no aprendizado e que cada aluno possa descobrir, de forma leve o prazer de aprender. Palavras-chave: Brincadeiras. Ensino Fundamental. Ensino de Artes. Vivências lúdicas.
Abstract: This research, conducted with first-grade students from the Municipal School Inspetora França Abadia Machado Santana, takes a journey through territories where playing, learning, and teaching converge to create something inspiring. Drawing on my own childhood memories, filled with backyard games, I seek to highlight how playfulness can reframe the teaching process in the early years, bridging practices from Early Childhood Education to the reality of Elementary Education. Inspired by theorists such as Huizinga (2007), Luckesi (2014; 2017), Dewey (2010) and Freire (1989; 1991; 2010), as well as contributions from Cabral (2006; 2010) and Janiaski (2020a; 2020b) on drama and playfulness as pedagogical tools, I adopt a qualitative, ethnography-based approach, focusing particularly on reflections around educational experiences and practices. I document stories, sounds, and movements that transform the classroom into a living space. After all, teaching playfully means giving wings to the imagination without losing one’s grounding in reality. Hence, the primary question of this dissertation is: how can different playful experiences reshape teaching while preserving the curiosity and sense of wonder that mark the earliest school experiences? As a result, I propose pedagogical practices that move between drama, art, and cultural narratives, creating bridges between what children live, dream, and learn. The overarching goal is simple yet essential: to ensure that play always retains its place in the learning process, so every student can discover, in a lighthearted way, the joy of learning. Keywords: Play; Elementary Education; Art Education; Playful Experiences.
Palavras-chave: Brincadeiras
Ensino Fundamental
Ensino de Artes
Vivências lúdicas
Play
Elementary Education
Art Education
Playful Experiences
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Assunto: Artes
Arte - Estudo e ensino
Metodologia do ensino de artes
Brincadeiras na arte
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: ANDRADE, Cristiana Teixeira costa de. Ludicidade e arte no ensino fundamental: brincadeiras de aprendizagem entre o Sertão e as terras mineiras. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5101.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5101
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45909
Data de defesa: 21-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 1. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludicidadearteensino.pdfDissertação1.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.