Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45909
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Ludicidade e arte no ensino fundamental: brincadeiras de aprendizagem entre o sertão e as terras mineiras |
Alternate title (s): | Playfulness and art in elementary education: learning games between the backlands and the lands of Minas Gerais |
Author: | Andrade, Cristiana Teixeira Costa de |
First Advisor: | Santos, Rosimeire Gonçalves dos |
First member of the Committee: | Vale, Flávia Janiaski |
Second member of the Committee: | Oliveira, Meirines Severino de |
Summary: | Esta pesquisa, realizada com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Inspetora França Abadia Machado Santana, é um percurso por territórios onde o brincar, o aprender e o ensinar se encontram para criar algo inspirador. Partindo das minhas próprias memórias de infância, regadas a brincadeiras de quintal, busco destacar como a ludicidade pode ressignificar o processo de ensino nos anos iniciais, conectando práticas da Educação Infantil à realidade do Ensino Fundamental. Inspirada por teóricos como Huizinga (2007), Luckesi (2014; 2017), Dewey (2010) e Freire (1989; 1991; 2010), bem como pelas contribuições de Cabral (2006; 2010) e Janiaski (2020a; 2020b) sobre o drama e a ludicidade como ferramentas pedagógicas, aqui, adoto uma abordagem qualitativa, com base na etnografia, especialmente em reflexões sobre experiências e práticas educativas. Registro histórias, sons e movimentos que transformam a sala de aula em um espaço vivo. Afinal, ensinar com ludicidade é dar asas à imaginação, sem perder o pé na realidade. Sendo assim, esta dissertação traz como questão principal: como diferentes vivências lúdicas podem redesenhar o ensino, mantendo viva a curiosidade e o encantamento que marcam as primeiras experiências escolares? Como resultados, proponho práticas pedagógicas que dançam entre o drama, a arte e as narrativas culturais, criando pontes entre o que as crianças vivem, sonham e aprendem com o intuito de garantir que o brincar nunca perca seu lugar no aprendizado e que cada aluno possa descobrir, de forma leve o prazer de aprender. Palavras-chave: Brincadeiras. Ensino Fundamental. Ensino de Artes. Vivências lúdicas. |
Abstract: | This research, conducted with first-grade students from the Municipal School Inspetora França Abadia Machado Santana, takes a journey through territories where playing, learning, and teaching converge to create something inspiring. Drawing on my own childhood memories, filled with backyard games, I seek to highlight how playfulness can reframe the teaching process in the early years, bridging practices from Early Childhood Education to the reality of Elementary Education. Inspired by theorists such as Huizinga (2007), Luckesi (2014; 2017), Dewey (2010) and Freire (1989; 1991; 2010), as well as contributions from Cabral (2006; 2010) and Janiaski (2020a; 2020b) on drama and playfulness as pedagogical tools, I adopt a qualitative, ethnography-based approach, focusing particularly on reflections around educational experiences and practices. I document stories, sounds, and movements that transform the classroom into a living space. After all, teaching playfully means giving wings to the imagination without losing one’s grounding in reality. Hence, the primary question of this dissertation is: how can different playful experiences reshape teaching while preserving the curiosity and sense of wonder that mark the earliest school experiences? As a result, I propose pedagogical practices that move between drama, art, and cultural narratives, creating bridges between what children live, dream, and learn. The overarching goal is simple yet essential: to ensure that play always retains its place in the learning process, so every student can discover, in a lighthearted way, the joy of learning. Keywords: Play; Elementary Education; Art Education; Playful Experiences. |
Keywords: | Brincadeiras Ensino Fundamental Ensino de Artes Vivências lúdicas Play Elementary Education Art Education Playful Experiences |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Subject: | Artes Arte - Estudo e ensino Metodologia do ensino de artes Brincadeiras na arte |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Quote: | ANDRADE, Cristiana Teixeira costa de. Ludicidade e arte no ensino fundamental: brincadeiras de aprendizagem entre o Sertão e as terras mineiras. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5101. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5101 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45909 |
Date of defense: | 21-Feb-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 1. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ludicidadearteensino.pdf | Dissertação | 1.44 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.