Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45892
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-4787-8430
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pesquisa de satisfação ainda funciona? um estudo transversal pela ótica do consumidor de uma empresa do segmento de máquinas pesadas para construção
Título(s) alternativo(s): Does satisfaction survey still work? a cross-sectional study from the consumer's perspective of a company in the heavy construction machinery segment
Autor(es): Monte, Lara Silva
Primeiro orientador: Vasconcelos, Andrea Costa van Herk
Primeiro membro da banca: Balbino, Raul de Freitas
Segundo membro da banca: Oliveira, Márcia Freire de
Resumo: Devido às soluções tecnológicas e inovações das marcas fabricantes, o setor de venda de máquinas pesadas e equipamentos tem crescido e aumentado a concorrência no Brasil. Com produtos e serviços semelhantes, uma das formas de se destacar é por meio do relacionamento com o cliente e da percepção que ele tem sobre os serviços prestados. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a importância da pesquisa de satisfação para o desempenho de uma empresa de revenda de máquinas pesadas no setor de construção. A pesquisa é um estudo qualitativo, descritivo e transversal, já que busca observar se as necessidades dos consumidores, expostas na pesquisa de satisfação, são incorporadas como fatores de impacto para o desempenho organizacional. Os dados foram coletados do instrumento utilizado pela empresa para avaliar a satisfação dos consumidores. Tratando-se de estudo transversal, traçou-se um mapa de sugestões na perspectiva de melhorar o desempenho da empresa em relação à experiência do consumidor. Como resultados, tem-se que a pesquisa de satisfação é relevante, mas a Empresa Beta não retroalimenta essa informação, de modo que a ponta (os vendedores) não têm ciência dos benefícios de utilizá-la, levando à baixa funcionalidade e à falta de retorno positivo para a empresa.
Abstract: Due to technological solutions and innovations from manufacturing brands, the heavy machinery and equipment sales sector has grown and increased competition in Brazil. With similar products and services, one way to stand out is through customer relationship and the perception customers have about the services provided. In this regard, this study aims to analyze the importance of satisfaction surveys for the performance of a heavy machinery dealership in the construction sector. The research is a qualitative, descriptive and cross-sectional study, as it seeks to observe whether the consumer needs, identified through the satisfaction survey, are incorporated as factors that impact organizational performance. Data were collected from the instrument used by the company to evaluate customer satisfaction. Being a cross-sectional study, a map of suggestions was drawn up with a view to improving the company's performance in relation to consumer experience. The results show that the satisfaction survey is relevant, but Beta Company does not provide feedback on this information, meaning that the salespeople are not aware of the benefits of utilizing it, leading to low functionality and a lack of positive impact for the company.
Palavras-chave: Concorrência
Competition
Pesquisa de Satisfação
Satisfaction survey
Relacionamento com clientes
Customer relationship
Desempenho
Performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MONTE, Lara Silva. Pesquisa de satisfação ainda funciona? Um estudo transversal pela ótica do consumidor de uma empresa do segmento de máquinas pesadas para construção. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45892
Data de defesa: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PesquisaDeSatisfação.pdf543.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.