Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45864
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-05-13
Título: Conexão Lúdica: Explorando Gatilhos Mentais no Conteúdo de um Renomado Youtuber Brasileiro com Foco no Público Infantil
Autor(es): Simões, Rodrigo Franceschini
Primeiro orientador: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Primeiro membro da banca: Silva, Jussara Goulart da
Segundo membro da banca: Freire, Denilson Aparecida Leite
Resumo: Este estudo investiga a utilização de gatilhos mentais no conteúdo de um proeminente Youtuber brasileiro direcionado ao público infantil, cujo canal alcança milhões de seguidores e bilhões de visualizações. O objetivo principal é identificar quais gatilhos, baseados nos princípios de persuasão de Robert Cialdini, são empregados em vídeos com temáticas de unboxing e teste de produtos, e analisar como influenciam o desejo de consumo em crianças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de análise de conteúdo de uma amostra de sete vídeos selecionados por palavras-chave como “unboxing”, “testando”, ‘’comprei’’ e ‘’abrindo’’ no canal estudado. O referencial teórico aborda a influência da mídia digital na infância, a ética na publicidade infantil e os mecanismos dos gatilhos mentais. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como meio de investigação o estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Os resultados preliminares indicam o uso frequente de gatilhos como Afeição (pelo produto e pelo criador de conteúdo), Escassez (produtos "raros", "melhores"), Prova Social (popularidade dos itens, incentivo ao compartilhamento), Autoridade (o Youtuber como especialista, associação a marcas como Marvel e Jurassic Park) e Unidade (linguagem inclusiva "a gente"). A análise discute as implicações éticas dessa persuasão direcionada a um público vulnerável, contribuindo para a conscientização de pais e educadores e para o debate sobre regulamentação da publicidade infantil online.
Palavras-chave: Youtuber
Gatilhos mentais
Infantil
Publicidade
Vídeos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SIMÕES, Rodrigo Franceschini. Conexão Lúdica: Explorando Gatilhos Mentais no Conteúdo de um Renomado Youtuber Brasileiro com Foco no Público Infantil. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45864
Data de defesa: 13-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConexãoLúdicaExplorando.pdf
  Até 2027-05-13
PDF323.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons