Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45864Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Simões, Rodrigo Franceschini | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-26T23:44:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-26T23:44:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
| dc.identifier.citation | SIMÕES, Rodrigo Franceschini. Conexão Lúdica: Explorando Gatilhos Mentais no Conteúdo de um Renomado Youtuber Brasileiro com Foco no Público Infantil. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45864 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Youtuber | pt_BR |
| dc.subject | Gatilhos mentais | pt_BR |
| dc.subject | Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Publicidade | pt_BR |
| dc.subject | Vídeos | pt_BR |
| dc.title | Conexão Lúdica: Explorando Gatilhos Mentais no Conteúdo de um Renomado Youtuber Brasileiro com Foco no Público Infantil | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3932595497052980 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Jussara Goulart da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2105942822043040 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Freire, Denilson Aparecida Leite | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0178588623724812 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo investiga a utilização de gatilhos mentais no conteúdo de um proeminente Youtuber brasileiro direcionado ao público infantil, cujo canal alcança milhões de seguidores e bilhões de visualizações. O objetivo principal é identificar quais gatilhos, baseados nos princípios de persuasão de Robert Cialdini, são empregados em vídeos com temáticas de unboxing e teste de produtos, e analisar como influenciam o desejo de consumo em crianças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de análise de conteúdo de uma amostra de sete vídeos selecionados por palavras-chave como “unboxing”, “testando”, ‘’comprei’’ e ‘’abrindo’’ no canal estudado. O referencial teórico aborda a influência da mídia digital na infância, a ética na publicidade infantil e os mecanismos dos gatilhos mentais. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como meio de investigação o estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Os resultados preliminares indicam o uso frequente de gatilhos como Afeição (pelo produto e pelo criador de conteúdo), Escassez (produtos "raros", "melhores"), Prova Social (popularidade dos itens, incentivo ao compartilhamento), Autoridade (o Youtuber como especialista, associação a marcas como Marvel e Jurassic Park) e Unidade (linguagem inclusiva "a gente"). A análise discute as implicações éticas dessa persuasão direcionada a um público vulnerável, contribuindo para a conscientização de pais e educadores e para o debate sobre regulamentação da publicidade infantil online. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Administração | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 21 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | O artigo será publicado em anais de evento e exigem que não esteja disponível em repositório. | pt_BR |
| dc.description.embargo | 2027-05-13 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ConexãoLúdicaExplorando.pdf Until 2027-05-13 | 323.4 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License