Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45864
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSimões, Rodrigo Franceschini-
dc.date.accessioned2025-05-26T23:44:14Z-
dc.date.available2025-05-26T23:44:14Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationSIMÕES, Rodrigo Franceschini. Conexão Lúdica: Explorando Gatilhos Mentais no Conteúdo de um Renomado Youtuber Brasileiro com Foco no Público Infantil. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45864-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectYoutuberpt_BR
dc.subjectGatilhos mentaispt_BR
dc.subjectInfantilpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectVídeospt_BR
dc.titleConexão Lúdica: Explorando Gatilhos Mentais no Conteúdo de um Renomado Youtuber Brasileiro com Foco no Público Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3932595497052980pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jussara Goulart da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2105942822043040pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Denilson Aparecida Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0178588623724812pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga a utilização de gatilhos mentais no conteúdo de um proeminente Youtuber brasileiro direcionado ao público infantil, cujo canal alcança milhões de seguidores e bilhões de visualizações. O objetivo principal é identificar quais gatilhos, baseados nos princípios de persuasão de Robert Cialdini, são empregados em vídeos com temáticas de unboxing e teste de produtos, e analisar como influenciam o desejo de consumo em crianças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de análise de conteúdo de uma amostra de sete vídeos selecionados por palavras-chave como “unboxing”, “testando”, ‘’comprei’’ e ‘’abrindo’’ no canal estudado. O referencial teórico aborda a influência da mídia digital na infância, a ética na publicidade infantil e os mecanismos dos gatilhos mentais. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como meio de investigação o estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Os resultados preliminares indicam o uso frequente de gatilhos como Afeição (pelo produto e pelo criador de conteúdo), Escassez (produtos "raros", "melhores"), Prova Social (popularidade dos itens, incentivo ao compartilhamento), Autoridade (o Youtuber como especialista, associação a marcas como Marvel e Jurassic Park) e Unidade (linguagem inclusiva "a gente"). A análise discute as implicações éticas dessa persuasão direcionada a um público vulnerável, contribuindo para a conscientização de pais e educadores e para o debate sobre regulamentação da publicidade infantil online.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsO artigo será publicado em anais de evento e exigem que não esteja disponível em repositório.pt_BR
dc.description.embargo2027-05-13-
Appears in Collections:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConexãoLúdicaExplorando.pdf
  Until 2027-05-13
PDF323.4 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons