Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45855
ORCID: | ![]() |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Formação continuada de professores de matemática e a atividade orientadora de ensino: revisão sistemática de produções científicas (2013 a 2022) |
Título(s) alternativo(s): | Continuing education of mathematics teachers and the teaching-guiding activity: a systematic review of scientific publications (2013 to 2022) |
Autor(es): | Freitas, Cláudia Helena Vieira |
Primeiro orientador: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
Primeiro membro da banca: | Côco, Dilza |
Segundo membro da banca: | Ustra, Sandro Rogério Vargas |
Resumo: | Esta pesquisa tem como foco a formação continuada de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e a Atividade Orientadora de Ensino (AOE), alinhando-se à necessidade coletiva de um grupo de pesquisadores que compõem um projeto de pesquisa de âmbito nacional. Busca responder: Como a Atividade Orientadora de Ensino tem contribuído com as pesquisas que analisam a formação continuada de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental? O objetivo geral deste estudo foi investigar o que revelam as pesquisas acadêmicas no período de 2013 a 2022 que abordam a AOE na formação continuada do professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa se desenvolveu por meio da abordagem de Revisão Sistemática da Literatura, utilizando-se buscador acadêmico BUSCad em sua versão 2.8.1, a partir do estabelecimento de descritores, pelo grupo maior de estudo, nas plataformas Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, encontrando-se 330 produções pautadas na Teoria Histórico-Cultural. Nosso olhar se voltou primeiramente à Formação Continuada de professores de Matemática. Foram identificados 76 resultados. Dentre eles, buscaram-se produções que compreendessem os anos finais do Ensino Fundamental e abordassem a AOE, restando oito produções. A análise do corpus da pesquisa foi realizada em quatro eixos: Contexto Geral das pesquisas; Da Formação Inicial à prática docente; Em movimento – Reflexões críticas possibilitadas pela atividade de formação; e A vivência na formação como possibilidade de transformar a prática docente: Contribuições dos processos formativos. De acordo com as análises realizadas, a AOE destacou-se como uma coerente proposta metodológica alternativa de resistência para a atual realidade em que os professores estão inseridos e em que muitos têm de trabalhar utilizando materiais distribuídos em larga escala que não têm vinculação nem com a realidade educacional, nem com a diversidade de seus estudantes. É perceptível que a grande maioria dos estudos em Formação Continuada pautadas pela Teoria Histórico-Cultural se concentra na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, apontando defasagens de estudos em conteúdos/temas relacionados aos ensinos Médio e Superior. Existem apontamentos no tocante à defasagem na formação inicial dos professores que estão entrelaçados com modos tradicionais de formação nas universidades, onde professores recém-formados, quando se deparam com a prática, percebem lacunas de âmbito pedagógico em sua formação. A constituição de espaços formativos tem sido um desafio aos pesquisadores e estudiosos para a execução de formação continuada, uma vez que os professores têm alta carga horária de trabalho e carregam consigo experiências negativas de formações tecnicistas. Entretanto, o desenvolvimento dentro de espaços formativos, assim como as Oficinas Pedagógicas de Matemática (OPM), nas instituições de Ensino Superior mostra-se um caminho promissor, unindo diretamente profissionais em exercício, estudantes em formação inicial e professores/pesquisadores das universidades. |
Abstract: | This research focuses on the Continuing Education of mathematics teachers in the Final Years of Elementary School and the Teaching Orientation Activity, aligning with a collective need of a group of researchers who are part of a national research project. It seeks to answer: How has the Teaching Orientation Activity contributed to research analyzing the continuing education of mathematics teachers in the Final Years of Elementary School? The general objective of this study was to investigate what academic research from 2013–2022 reveals about the Teaching Orientation Activity (TOA) in the continuing education of mathematics teachers in the Final Years of Elementary School. The research was developed using the approach of Systematic Literature Review, with the academic search engine – BUSCad in its version 2.8.1, based on descriptors established by the larger study group on the Capes and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations platforms, resulting in 330 productions grounded in HistoricalCultural Theory. Our focus was initially on the Continuing Education of mathematics teachers, and we identified 76 productions. Among these, we sought productions that included the Final Years of Elementary School and addressed the Teaching Orientation Activity, resulting in eight productions. The analysis of the research corpus was carried out in four axes: General Context of the research; From Initial Training to teaching practice; In movement – Critical reflections enabled by the training activity; The experience in training as a possibility to transform teaching practice: Contributions of formative processes. According to the analyses, the TOA was highlighted as a coherent alternative methodological proposal of resistance to the current reality in which teachers are inserted, many of whom, in a state of alienation, have to work using materials distributed on a large scale that have no connection with the educational reality and the diversity of their students. It is noticeable that the majority of studies in Continuing Education grounded in Historical-Cultural Theory focus on Early Childhood Education and the Initial Years of Elementary School, pointing to gaps in studies related to High School and Higher Education. There are indications of gaps in the initial training of teachers that are intertwined with traditional training methods at Universities, where new teachers, when facing practice, realize that there were pedagogical gaps in their training. The establishment of formative spaces has been a challenge for researchers and scholars in implementing continuing education, since teachers have heavy workloads and carry negative experiences from technicist training. However, development within formative spaces, as well as OPMs, in Higher Education institutions is a promising path, directly uniting practicing professionals, students in initial training, and university teachers/researchers. |
Palavras-chave: | Formação Continuada de Professores Atividade Orientadora de Ensino Teoria Histórico-Cultural Professores de Matemática Anos finais do Ensino Fundamental Continuing Education of Teachers Teaching-Orientation Activity Historical-Cultural Theory Mathematics teachers Final Years of Elementary School |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação Professores - Formação Matemática - Estudo e ensino Ciência - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | FREITAS, Cláudia Helena Vieira. Formação continuada de professores de matemática e a atividade orientadora de ensino: revisão sistemática de produções científicas (2013 a 2022). 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5137. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5137 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45855 |
Data de defesa: | 27-Fev-2025 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormaçãoContinuadaProfessores.pdf | Dissertação | 814.11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons