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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-3368-7418
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Implementação do algoritmo Hybrid A* para o planejamento de trajetórias de veículos autônomos em ambiente virtual
Título(s) alternativo(s): Implementation of the Hybrid A* algorithm for planning autonomous vehicle trajectories in a virtual environment
Autor(es): Pedrosa, Matheus Menezes
Primeiro orientador: Moura, Éder Alves de
Primeiro membro da banca: Lima, Gabriela Vieira
Segundo membro da banca: Viana, Ícaro Bezerra
Resumo: Este trabalho propõe a implementação e análise do algoritmo Hybrid A* para o planejamento de trajetórias em veículos autônomos, utilizando a plataforma Unity 3D como ambiente virtual de simulação. A pesquisa explora as capacidades do Unity para criar simulações realistas, permitindo avaliar a eficácia e precisão do algoritmo em condições variadas e complexas. O algoritmo Hybrid A*, uma extensão do tradicional A*, é desenvolvido especificamente para lidar com restrições não-holonômicas, essenciais em cenários de navegação de veículos autônomos. Embora seu desempenho dependa amplamente de uma heurística eficiente, a implementação mostra que o Hybrid A* é eficaz em gerar rotas viáveis e seguras, respeitando as limitações cinemáticas do veículo. A criação do ambiente virtual no Unity, onde são simulados obstáculos e condições realistas de navegação, permite o teste e a avaliação de trajetórias seguras e viáveis. O estudo contribui para o avanço na área de veículos autônomos, destacando o potencial do Unity como ferramenta para o desenvolvimento e teste de algoritmos de planejamento de trajetórias.
Abstract: This study proposes the implementation and analysis of the Hybrid A* algorithm for path planning in autonomous vehicles, using the Unity 3D platform as a simulation environment. The research explores Unity's capabilities to create realistic simulations, enabling the assessment of the algorithm's effectiveness and accuracy under varied and complex conditions. The Hybrid A* algorithm, an extension of the traditional A*, is specifically designed to address non-holonomic constraints, which are essential in autonomous vehicle navigation scenarios. Although its performance largely depends on an efficient heuristic, the implementation demonstrates that Hybrid A* is effective in generating feasible and safe routes, respecting the vehicle's kinematic limitations. The creation of a virtual environment in Unity, where obstacles and realistic navigation conditions are simulated, allows for the testing and evaluation of safe and viable trajectories. This study contributes to advancements in the field of autonomous vehicles, highlighting Unity’s potential as a tool for developing and testing path planning algorithms.
Palavras-chave: Hybrid A*
Planejamento de Trajetórias
Path Planning
Veículos Autônomos
Autonomous Vehicle
Unity 3D
Ambiente Virtual
Virtual Environment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEDROSA, Matheus Menezes. Implementação do algoritmo Hybrid A* para o planejamento de trajetórias de veículos autônomos em ambiente virtual. 2024. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45824
Data de defesa: 18-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Controle e Automação

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