Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45824Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pedrosa, Matheus Menezes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-26T14:14:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-26T14:14:52Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
| dc.identifier.citation | PEDROSA, Matheus Menezes. Implementação do algoritmo Hybrid A* para o planejamento de trajetórias de veículos autônomos em ambiente virtual. 2024. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45824 | - |
| dc.description.abstract | This study proposes the implementation and analysis of the Hybrid A* algorithm for path planning in autonomous vehicles, using the Unity 3D platform as a simulation environment. The research explores Unity's capabilities to create realistic simulations, enabling the assessment of the algorithm's effectiveness and accuracy under varied and complex conditions. The Hybrid A* algorithm, an extension of the traditional A*, is specifically designed to address non-holonomic constraints, which are essential in autonomous vehicle navigation scenarios. Although its performance largely depends on an efficient heuristic, the implementation demonstrates that Hybrid A* is effective in generating feasible and safe routes, respecting the vehicle's kinematic limitations. The creation of a virtual environment in Unity, where obstacles and realistic navigation conditions are simulated, allows for the testing and evaluation of safe and viable trajectories. This study contributes to advancements in the field of autonomous vehicles, highlighting Unity’s potential as a tool for developing and testing path planning algorithms. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Hybrid A* | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento de Trajetórias | pt_BR |
| dc.subject | Path Planning | pt_BR |
| dc.subject | Veículos Autônomos | pt_BR |
| dc.subject | Autonomous Vehicle | pt_BR |
| dc.subject | Unity 3D | pt_BR |
| dc.subject | Ambiente Virtual | pt_BR |
| dc.subject | Virtual Environment | pt_BR |
| dc.title | Implementação do algoritmo Hybrid A* para o planejamento de trajetórias de veículos autônomos em ambiente virtual | pt_BR |
| dc.title.alternative | Implementation of the Hybrid A* algorithm for planning autonomous vehicle trajectories in a virtual environment | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Moura, Éder Alves de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2638643671391285 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lima, Gabriela Vieira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6367204273336062 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Viana, Ícaro Bezerra | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2863980011548140 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6149920861727895 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho propõe a implementação e análise do algoritmo Hybrid A* para o planejamento de trajetórias em veículos autônomos, utilizando a plataforma Unity 3D como ambiente virtual de simulação. A pesquisa explora as capacidades do Unity para criar simulações realistas, permitindo avaliar a eficácia e precisão do algoritmo em condições variadas e complexas. O algoritmo Hybrid A*, uma extensão do tradicional A*, é desenvolvido especificamente para lidar com restrições não-holonômicas, essenciais em cenários de navegação de veículos autônomos. Embora seu desempenho dependa amplamente de uma heurística eficiente, a implementação mostra que o Hybrid A* é eficaz em gerar rotas viáveis e seguras, respeitando as limitações cinemáticas do veículo. A criação do ambiente virtual no Unity, onde são simulados obstáculos e condições realistas de navegação, permite o teste e a avaliação de trajetórias seguras e viáveis. O estudo contribui para o avanço na área de veículos autônomos, destacando o potencial do Unity como ferramenta para o desenvolvimento e teste de algoritmos de planejamento de trajetórias. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Engenharia de Controle de Automação | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 102 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 184826139 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia de Controle e Automação | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ImplementaçãoAlgoritimoHybrid.pdf | 13.63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
