Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45824
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorPedrosa, Matheus Menezes-
dc.date.accessioned2025-05-26T14:14:52Z-
dc.date.available2025-05-26T14:14:52Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationPEDROSA, Matheus Menezes. Implementação do algoritmo Hybrid A* para o planejamento de trajetórias de veículos autônomos em ambiente virtual. 2024. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45824-
dc.description.abstractThis study proposes the implementation and analysis of the Hybrid A* algorithm for path planning in autonomous vehicles, using the Unity 3D platform as a simulation environment. The research explores Unity's capabilities to create realistic simulations, enabling the assessment of the algorithm's effectiveness and accuracy under varied and complex conditions. The Hybrid A* algorithm, an extension of the traditional A*, is specifically designed to address non-holonomic constraints, which are essential in autonomous vehicle navigation scenarios. Although its performance largely depends on an efficient heuristic, the implementation demonstrates that Hybrid A* is effective in generating feasible and safe routes, respecting the vehicle's kinematic limitations. The creation of a virtual environment in Unity, where obstacles and realistic navigation conditions are simulated, allows for the testing and evaluation of safe and viable trajectories. This study contributes to advancements in the field of autonomous vehicles, highlighting Unity’s potential as a tool for developing and testing path planning algorithms.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHybrid A*pt_BR
dc.subjectPlanejamento de Trajetóriaspt_BR
dc.subjectPath Planningpt_BR
dc.subjectVeículos Autônomospt_BR
dc.subjectAutonomous Vehiclept_BR
dc.subjectUnity 3Dpt_BR
dc.subjectAmbiente Virtualpt_BR
dc.subjectVirtual Environmentpt_BR
dc.titleImplementação do algoritmo Hybrid A* para o planejamento de trajetórias de veículos autônomos em ambiente virtualpt_BR
dc.title.alternativeImplementation of the Hybrid A* algorithm for planning autonomous vehicle trajectories in a virtual environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Éder Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638643671391285pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Gabriela Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6367204273336062pt_BR
dc.contributor.referee2Viana, Ícaro Bezerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2863980011548140pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6149920861727895pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe a implementação e análise do algoritmo Hybrid A* para o planejamento de trajetórias em veículos autônomos, utilizando a plataforma Unity 3D como ambiente virtual de simulação. A pesquisa explora as capacidades do Unity para criar simulações realistas, permitindo avaliar a eficácia e precisão do algoritmo em condições variadas e complexas. O algoritmo Hybrid A*, uma extensão do tradicional A*, é desenvolvido especificamente para lidar com restrições não-holonômicas, essenciais em cenários de navegação de veículos autônomos. Embora seu desempenho dependa amplamente de uma heurística eficiente, a implementação mostra que o Hybrid A* é eficaz em gerar rotas viáveis e seguras, respeitando as limitações cinemáticas do veículo. A criação do ambiente virtual no Unity, onde são simulados obstáculos e condições realistas de navegação, permite o teste e a avaliação de trajetórias seguras e viáveis. O estudo contribui para o avanço na área de veículos autônomos, destacando o potencial do Unity como ferramenta para o desenvolvimento e teste de algoritmos de planejamento de trajetórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Controle de Automaçãopt_BR
dc.sizeorduration102pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode184826139-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia de Controle e Automação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImplementaçãoAlgoritimoHybrid.pdf13.63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons