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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-2903-1476
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Segregação Socioespacial em São José dos Campos-SP : O Jardim Nova Esperança (Comunidade do Banhado) e as Possibilidades para o Ensino de História
Autor(es): Toledo, Thiago Augusto Cavalcante
Primeiro orientador: Carmo, Maria Andrea Angelotti
Primeiro membro da banca: Carmo, Maria Andrea Angelotti
Segundo membro da banca: Perini, Lígia Gomes
Terceiro membro da banca: Correia, Iara Toscano
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo explorar criticamente as origens, lutas e disputas dentro do processo histórico de segregação sócio-espacial presentes na cidade de São José dos Campos, tendo como objeto de pesquisa principal o bairro central Jardim Nova Esperança, que desde sua origem, sofre com tal processo promovido pelo caráter higienista e sanitarista da cidade. A pesquisa possui como propósito apresentar como o tema se desenvolve na Base Nacional Comum Curricular, além da possibilidade de introduzir a história do bairro dentro das escolas de Ensino Básico da cidade através da utilização da micro-história/microanálise, com a finalidade de expor a problemática e gerar debates entre os alunos, possibilitando a construção de uma visão crítica a respeito da utilização dos espaços urbanos de São José dos campos. Para desenvolver tal pesquisa foi necessário fazer um levantamento bibliográfico para introduzir a história do bairro de maneira entrelaçada, coesa e conexa com o crescimento da cidade e posteriormente abordar os problemas educacionais em torno da abordagem do tema em aulas de história, suas lacunas e possibilidades.
Abstract: This Undergraduate Thesis aims to critically explore the origins, struggles, and conflicts within the historical process of sociospatial segregation in the city of São José dos Campos, focusing primarily on the central neighborhood of Jardim Nova Esperança. Since its inception, the neighborhood has suffered from segregation driven by the city’s hygienist and sanitizing policies. The research seeks to demonstrate how this topic is addressed in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), and explores the possibility of incorporating the history of the neighborhood into local Basic Education schools through the use of micro-history and microanalysis. The objective is to highlight this issue and foster discussion among students, encouraging the development of a critical perspective on the use of urban spaces in São José dos Campos. To support the research, a bibliographic review was conducted to present the neighborhood’s history in an interconnected and coherent way with the city’s growth, followed by an analysis of the educational challenges related to teaching this topic in history classes, including its gaps and potential.
Palavras-chave: Segregação sócio-espacial
Sociospatial segregation
Higienismo social
Social hygienism
Micro-história
Micro-history
Ensino de história
History teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TOLEDO, Thiago Augusto Cavalcante. Segregação socioespacial em São José dos Campos-SP: o Jardim Nova Esperança (comunidade do Banhado) e as possibilidades para o ensino de história. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45816
Data de defesa: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

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