Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45816Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Toledo, Thiago Augusto Cavalcante | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-21T19:27:47Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-21T19:27:47Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| dc.identifier.citation | TOLEDO, Thiago Augusto Cavalcante. Segregação socioespacial em São José dos Campos-SP: o Jardim Nova Esperança (comunidade do Banhado) e as possibilidades para o ensino de história. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45816 | - |
| dc.description.abstract | This Undergraduate Thesis aims to critically explore the origins, struggles, and conflicts within the historical process of sociospatial segregation in the city of São José dos Campos, focusing primarily on the central neighborhood of Jardim Nova Esperança. Since its inception, the neighborhood has suffered from segregation driven by the city’s hygienist and sanitizing policies. The research seeks to demonstrate how this topic is addressed in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), and explores the possibility of incorporating the history of the neighborhood into local Basic Education schools through the use of micro-history and microanalysis. The objective is to highlight this issue and foster discussion among students, encouraging the development of a critical perspective on the use of urban spaces in São José dos Campos. To support the research, a bibliographic review was conducted to present the neighborhood’s history in an interconnected and coherent way with the city’s growth, followed by an analysis of the educational challenges related to teaching this topic in history classes, including its gaps and potential. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Segregação sócio-espacial | pt_BR |
| dc.subject | Sociospatial segregation | pt_BR |
| dc.subject | Higienismo social | pt_BR |
| dc.subject | Social hygienism | pt_BR |
| dc.subject | Micro-história | pt_BR |
| dc.subject | Micro-history | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| dc.subject | History teaching | pt_BR |
| dc.title | Segregação Socioespacial em São José dos Campos-SP : O Jardim Nova Esperança (Comunidade do Banhado) e as Possibilidades para o Ensino de História | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carmo, Maria Andrea Angelotti | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0610125299025198 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Carmo, Maria Andrea Angelotti | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0610125299025198 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Perini, Lígia Gomes | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6172317020467590 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Correia, Iara Toscano | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3279356219563508 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8426687192160516 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo explorar criticamente as origens, lutas e disputas dentro do processo histórico de segregação sócio-espacial presentes na cidade de São José dos Campos, tendo como objeto de pesquisa principal o bairro central Jardim Nova Esperança, que desde sua origem, sofre com tal processo promovido pelo caráter higienista e sanitarista da cidade. A pesquisa possui como propósito apresentar como o tema se desenvolve na Base Nacional Comum Curricular, além da possibilidade de introduzir a história do bairro dentro das escolas de Ensino Básico da cidade através da utilização da micro-história/microanálise, com a finalidade de expor a problemática e gerar debates entre os alunos, possibilitando a construção de uma visão crítica a respeito da utilização dos espaços urbanos de São José dos campos. Para desenvolver tal pesquisa foi necessário fazer um levantamento bibliográfico para introduzir a história do bairro de maneira entrelaçada, coesa e conexa com o crescimento da cidade e posteriormente abordar os problemas educacionais em torno da abordagem do tema em aulas de história, suas lacunas e possibilidades. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 184542740 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SegregaçãoSocioespacial.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
