Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45816
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorToledo, Thiago Augusto Cavalcante-
dc.date.accessioned2025-05-21T19:27:47Z-
dc.date.available2025-05-21T19:27:47Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationTOLEDO, Thiago Augusto Cavalcante. Segregação socioespacial em São José dos Campos-SP: o Jardim Nova Esperança (comunidade do Banhado) e as possibilidades para o ensino de história. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45816-
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis aims to critically explore the origins, struggles, and conflicts within the historical process of sociospatial segregation in the city of São José dos Campos, focusing primarily on the central neighborhood of Jardim Nova Esperança. Since its inception, the neighborhood has suffered from segregation driven by the city’s hygienist and sanitizing policies. The research seeks to demonstrate how this topic is addressed in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), and explores the possibility of incorporating the history of the neighborhood into local Basic Education schools through the use of micro-history and microanalysis. The objective is to highlight this issue and foster discussion among students, encouraging the development of a critical perspective on the use of urban spaces in São José dos Campos. To support the research, a bibliographic review was conducted to present the neighborhood’s history in an interconnected and coherent way with the city’s growth, followed by an analysis of the educational challenges related to teaching this topic in history classes, including its gaps and potential.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectSegregação sócio-espacialpt_BR
dc.subjectSociospatial segregationpt_BR
dc.subjectHigienismo socialpt_BR
dc.subjectSocial hygienismpt_BR
dc.subjectMicro-históriapt_BR
dc.subjectMicro-historypt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.titleSegregação Socioespacial em São José dos Campos-SP : O Jardim Nova Esperança (Comunidade do Banhado) e as Possibilidades para o Ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Andrea Angelotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.contributor.referee1Carmo, Maria Andrea Angelotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.contributor.referee2Perini, Lígia Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172317020467590pt_BR
dc.contributor.referee3Correia, Iara Toscano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3279356219563508pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8426687192160516pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo explorar criticamente as origens, lutas e disputas dentro do processo histórico de segregação sócio-espacial presentes na cidade de São José dos Campos, tendo como objeto de pesquisa principal o bairro central Jardim Nova Esperança, que desde sua origem, sofre com tal processo promovido pelo caráter higienista e sanitarista da cidade. A pesquisa possui como propósito apresentar como o tema se desenvolve na Base Nacional Comum Curricular, além da possibilidade de introduzir a história do bairro dentro das escolas de Ensino Básico da cidade através da utilização da micro-história/microanálise, com a finalidade de expor a problemática e gerar debates entre os alunos, possibilitando a construção de uma visão crítica a respeito da utilização dos espaços urbanos de São José dos campos. Para desenvolver tal pesquisa foi necessário fazer um levantamento bibliográfico para introduzir a história do bairro de maneira entrelaçada, coesa e conexa com o crescimento da cidade e posteriormente abordar os problemas educacionais em torno da abordagem do tema em aulas de história, suas lacunas e possibilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode184542740-
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SegregaçãoSocioespacial.pdf1.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons