Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45707
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-6992-3961
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sobreposição temporal e espacial entre mamíferos domésticos e silvestres na APP do Parque do Sabiá em Uberlândia, MG
Título(s) alternativo(s): Temporal and spatial overlap between domestic and wild mammals in the APP of Sabiá Park in Uberlândia, MG
Autor(es): Santiago, Julia Ribeiro
Primeiro orientador: Giaretta, Kátia Gomes Facure
Primeiro coorientador: Ramos, Vanessa do Nascimento
Primeiro membro da banca: Giaretta, Kátia Gomes Facure
Segundo membro da banca: Teixeira, Camila De Paula
Terceiro membro da banca: Lopes, Luma Astun
Resumo: Os parques urbanos desempenham um importante papel no fornecimento de recursos para mamíferos silvestres; porém, a presença de cães e gatos domésticos nas áreas verdes pode representar uma ameaça para a permanência da fauna nativa. O objetivo deste estudo foi analisar a sobreposição temporal e espacial entre cães e gatos domésticos e mamíferos silvestres a partir de registros obtidos em armadilhas fotográficas. A pesquisa foi realizada em um parque urbano em Uberlândia, Minas Gerais, no período de outubro de 2024 e abril de 2025. As armadilhas fotográficas foram instaladas em 16 pontos nas áreas de vegetação arbórea, totalizando 417 dias-câmera. Foram obtidos 294 registros independentes, de 11 espécies diferentes. Para as análises, foram consideradas somente espécies com mais de dez registros, sendo elas o cachorro doméstico (Canis familiaris), o gato doméstico (Felis catus), o gambá (Didelphis albiventris), o tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), a cutia (Dasyprocta azarae) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). De modo geral, os animais com padrões de atividades semelhantes apresentaram maior sobreposição temporal e espacial. O gato doméstico, de hábito noturno, apresentou maior índice de sobreposição temporal com o gambá (Δ = 0,576), que também é uma espécie noturna e crepuscular. O cachorro doméstico teve uma sobreposição maior com a cutia (Δ = 0,554), sendo ambos diurnos. Em um dos pontos a câmera registrou a perseguição de uma cutia por dois cães domésticos. Esses resultados reforçam a necessidade de ações efetivas para impedir a entrada de animais domésticos nas áreas verdes do parque, a fim de evitar possíveis impactos ecológicos negativos e promover a conservação da biodiversidade local.
Palavras-chave: Mastofauna
urban park
impactos ecológicos
parque urbano
fauna urbana
urban fauna
ecological impacts
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTIAGO, Julia. Sobreposição temporal e espacial entre mamíferos domésticos e silvestres na APP do Parque do Sabiá em Uberlândia, MG. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45707
Data de defesa: 5-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SobreposicaoTemporalEspacial.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.