Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45685
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-8366-7540
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A arte de contar histórias sobre vida e morte na mediação com pessoas idosas
Autor(es): Silva, Pedro Lucas Oliveira
Primeiro orientador: Combinato, Denise Stefanoni
Primeiro membro da banca: Silveira, Ricardo Wagner Machado
Segundo membro da banca: Tavares, Carla Nunes Vieira
Resumo: Conversar sobre vida e morte pode ser uma forma de as pessoas idosas ressignificarem experiências de uma vida. Todavia, falar sobre o processo de morte não é fácil, tendo em vista os determinantes que a caracterizam como tema tabu nas sociedades ocidentais. A contação de histórias pode auxiliar na discussão sobre a temática, a partir da ampliação de significados e sentidos provocados pelas metáforas presentes na narrativa. O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel da contação de histórias sobre vida e morte na mediação com pessoas idosas, a fim de proporcionar reflexões sobre significados e sentidos da morte e sobre as possibilidades da vida. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com grupos focais com pessoas idosas. No primeiro encontro, a discussão se iniciou com uma pergunta disparadora. No segundo, foi realizada a contação da narrativa O Pato, a Morte e a Tulipa (Erlbruch, 2008), a fim de comparar e verificar o impacto da arte na temática trabalhada. Como resultado, identificou-se que a contação da história literária permitiu ampliar os sentidos dos sujeitos, incluindo a perspectiva de morte em vida; o processo de luto enquanto rompimento de um vínculo afetivo significativo; e a indissociabilidade entre vida e morte. Além disso, a arte influenciou no entendimento da morte enquanto algo que compõe a vida e que também pode ser bela e tranquila. Nos três núcleos dos resultados da pesquisa, buscou-se sair da aparência dos discursos, entendendo os motivos históricos e culturais de constituição da temática abordada. A arte incomodou e possibilitou que os participantes elaborassem, através da imaginação e dos afetos, um novo real sobre a morte e, consequentemente, sobre as possibilidades da vida.
Palavras-chave: Pessoa idosa
Vida
Morte
Narrativa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Silva, Pedro Lucas Oliveira da. A arte de contar histórias sobre vida e morte na mediação com pessoas idosas. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45685
Data de defesa: 29-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArteContarHistorias.pdfTCC483.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.