Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45657
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Corpo, gênero e sexualidade no ensino de ciências: entre normas e subjetividades
Título (s) alternativo (s): Body, gender and sexuality in science education: between normas and subjectivities
Autor: Nery, Gabriela Mateus
Primer orientador: Santos, Welson Barbosa
Primer miembro de la banca: Costa, Breno Rafael
Segundo miembro de la banca: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso investiga como os discursos sobre corpo, gênero e sexualidade são mobilizados no ensino de Ciências e Biologia, analisando suas relações com a produção de subjetividades e a reprodução ou contestação de normas hegemônicas. A partir de uma abordagem qualitativa e inspirada nos pressupostos da análise do discurso foucaultiana, o estudo dialoga com narrativas de professores e estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, além de analisar documentos oficiais como a BNCC e o PNE. O trabalho evidencia como o ensino de Ciências, historicamente atrelado a discursos biologizantes, pode tanto reforçar quanto desconstruir normas excludentes de gênero e sexualidade. A pesquisa também problematiza o avanço do conservadorismo político e religioso na educação brasileira, suas implicações na censura de debates sobre diversidade e a urgência de uma formação docente que considere a pluralidade de existências. Conclui-se pela necessidade de práticas pedagógicas sensíveis, éticas e inclusivas, que ampliem as possibilidades de reconhecimento e acolhimento no ambiente escolar.
Abstract: This undergraduate thesis investigates how discourses on body, gender, and sexuality are addressed in Science and Biology education, analyzing their relationship with the production of subjectivities and the reproduction or contestation of hegemonic norms. Based on a qualitative approach and grounded in Foucauldian discourse analysis, the study includes narratives from biology teachers and licentiate students, as well as an analysis of official documents such as the BNCC and PNE. The work highlights how Science education, historically rooted in biologizing discourses, can either reinforce or challenge exclusionary gender and sexuality norms. It also examines the rise of political and religious conservatism in Brazilian education, its role in censoring discussions on diversity, and the urgent need for teacher training that embraces the multiplicity of human experiences. The study concludes by advocating for ethical, inclusive, and sensitive pedagogical practices that foster recognition and acceptance within the school environment.
Palabras clave: Ensino de Ciências
Science Education
Corpo
Subjetividade
Gênero
Sexualidade
Body
Subjectivity
Education.
Gender
Sexuality
Educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NERY, Gabriela Mateus. Corpo, gênero e sexualidade no ensino de ciências: entre normas e subjetividades. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45657
Fecha de defensa: 2-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CorpoGêneroSexualidade.pdfTCC GABRIELA MATEUS NERY527.76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons