Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45657
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorNery, Gabriela Mateus-
dc.date.accessioned2025-05-15T21:09:54Z-
dc.date.available2025-05-15T21:09:54Z-
dc.date.issued2025-05-02-
dc.identifier.citationNERY, Gabriela Mateus. Corpo, gênero e sexualidade no ensino de ciências: entre normas e subjetividades. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45657-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates how discourses on body, gender, and sexuality are addressed in Science and Biology education, analyzing their relationship with the production of subjectivities and the reproduction or contestation of hegemonic norms. Based on a qualitative approach and grounded in Foucauldian discourse analysis, the study includes narratives from biology teachers and licentiate students, as well as an analysis of official documents such as the BNCC and PNE. The work highlights how Science education, historically rooted in biologizing discourses, can either reinforce or challenge exclusionary gender and sexuality norms. It also examines the rise of political and religious conservatism in Brazilian education, its role in censoring discussions on diversity, and the urgent need for teacher training that embraces the multiplicity of human experiences. The study concludes by advocating for ethical, inclusive, and sensitive pedagogical practices that foster recognition and acceptance within the school environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectScience Educationpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectEducation.pt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCorpo, gênero e sexualidade no ensino de ciências: entre normas e subjetividadespt_BR
dc.title.alternativeBody, gender and sexuality in science education: between normas and subjectivitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Welson Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599430884006372pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Breno Rafael-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1503791302110915pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2686696430773874pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investiga como os discursos sobre corpo, gênero e sexualidade são mobilizados no ensino de Ciências e Biologia, analisando suas relações com a produção de subjetividades e a reprodução ou contestação de normas hegemônicas. A partir de uma abordagem qualitativa e inspirada nos pressupostos da análise do discurso foucaultiana, o estudo dialoga com narrativas de professores e estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, além de analisar documentos oficiais como a BNCC e o PNE. O trabalho evidencia como o ensino de Ciências, historicamente atrelado a discursos biologizantes, pode tanto reforçar quanto desconstruir normas excludentes de gênero e sexualidade. A pesquisa também problematiza o avanço do conservadorismo político e religioso na educação brasileira, suas implicações na censura de debates sobre diversidade e a urgência de uma formação docente que considere a pluralidade de existências. Conclui-se pela necessidade de práticas pedagógicas sensíveis, éticas e inclusivas, que ampliem as possibilidades de reconhecimento e acolhimento no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CorpoGêneroSexualidade.pdfTCC GABRIELA MATEUS NERY527.76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons