Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45654
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-2396-5706
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino de língua portuguesa nas edições de 2008 e 2024 do livro Português Linguagens do 6º ano: tradição ou inovação?
Author: Vilela, Ana Helena Castro
First Advisor: Marine, Talita de Cássia
First member of the Committee: Barbosa, Juliana Bertucci
Second member of the Committee: Alves, Marlúcia Maria
Summary: Considerando a relevância de uma abordagem variacionista de língua no âmbito da educação básica, pautada na língua em uso e, portanto, numa perspectiva de língua heterogênea, dinâmica e multifacetada, o objetivo geral foi investigar, através de um estudo descritivo-comparativo, a maneira como os conteúdos gramaticais são ensinados, em termos teóricos e aplicados, nas edições de 2008 e 2024 do livro didático (LD) “Português: Linguagens”, tendo em vista que a obra de 2008 foi concebida à luz das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – doravante PCN - (Brasil, 1998) e a obra de 2024, por sua vez, pautou-se nas orientações da Base Nacional Comum Curricular – doravante BNCC - (Brasil, 2018). Face ao exposto, elencamos como questão de pesquisa, o seguinte questionamento: Quais foram as inovações para o ensino de língua portuguesa nas edições de 2008 e 2024 do LD “Português: Linguagens” do 6º ano, considerando a tensão entre práticas tradicionais e inovadoras? A metodologia envolveu revisão teórica sobre sociolinguística educacional e pedagogia da variação linguística, análise documental, comparação descritiva das edições e análise qualitativa dos dados. Os resultados indicam que ambas as edições mesclam abordagens sociointeracionistas com práticas tradicionais, priorizando a norma culta e tratando a variação linguística de forma superficial. A edição de 2008 foca em análises semânticas descontextualizadas, enquanto a de 2024 apresenta maior estruturação, mas negligencia variações morfossintáticas. As atividades, em geral, são metalinguísticas e não incentivam reflexões críticas sobre diversidade linguística. Assim, com o término da pesquisa foi possível concluir que a obra apresenta avanços limitados em relação às orientações tanto dos PCN quanto da BNCC, mantendo uma perspectiva predominantemente normativa e prescritiva, em ambas edições. A edição de 2008 mescla uma concepção sociointeracionista com práticas normativas, priorizando a norma culta e tratando a variação linguística de forma superficial. A edição de 2024 foca abordagem prescritiva dos conteúdos gramaticais, negligenciando discussões de fenômenos variáveis bastante comuns no português brasileiro. As atividades, em ambas, são predominantemente metalinguísticas, centradas na correção, e não promovem reflexões sobre a heterogeneidade linguística, tal como sugerem Faraco e Zilles (2015, p. 35). Concluímos nossa pesquisa, observando que prevalece a tradição em ambas edições da obra analisada, com avanços limitados em direção à inovação proposta pela Sociolinguística Educacional e pela BNCC.
Abstract: Considering the relevance of a variationist approach to language in basic education, grounded in language in use and thus in a heterogeneous, dynamic, and multifaceted perspective of language, this article aimed to investigate, through a descriptive-comparative study, how linguistic variation is addressed in the textbook (TB) “Português: Linguagens” in its 2008 and 2024 editions. The 2008 edition was designed based on the guidelines of the National Curriculum Parameters—henceforth PCN (Brazil, 1998), while the 2024 edition was aligned with the guidelines of the National Common Core Curriculum—henceforth BNCC (Brazil, 2018). Given this context, we formulated the following research question: What innovations were introduced in the teaching of the Portuguese language in the 2008 and 2024 editions of the TB “Português: Linguagens” for the 6th grade, considering the tension between traditional and innovative practices? The general objective of the research was to conduct a descriptive comparative study of two editions of the same Portuguese language textbook, examining how grammatical content is taught in theoretical and applied terms. The methodology involved a theoretical review of educational sociolinguistics and pedagogy of linguistic variation, document analysis, descriptive comparison of the editions, and qualitative data analysis. The results indicate that both editions blend socio-interactionist approaches with traditional practices, prioritizing the standard norm and addressing linguistic variation superficially. The 2008 edition focuses on decontextualized semantic analyses, while the 2024 edition is more structured but neglects morphosyntactic variations. The activities, in general, are metalinguistic and do not encourage critical reflections on linguistic diversity. Thus, upon completing the research, it was concluded that the textbook shows limited progress in relation to the guidelines of both the PCN and the BNCC, maintaining a predominantly normative and prescriptive perspective in both editions. The 2008 edition combines a socio-interactionist conception with normative practices, prioritizing the standard norm and treating linguistic variation superficially. The 2024 edition focuses on a prescriptive approach to grammatical content, neglecting discussions of variable phenomena common in Brazilian Portuguese. The activities in both editions are predominantly metalinguistic, centered on correction, and do not promote reflections on linguistic heterogeneity, as suggested by Faraco and Zilles (2015, p. 35). We concluded our research by observing that tradition prevails in both editions of the analyzed textbook, with limited progress toward the innovation proposed by Educational Sociolinguistics and the BNCC.
Keywords: Variação linguística
Linguistic variation
Ensino de língua portuguesa
Portuguese language teaching
Livro didático
Textbook
Sociolinguística educacional
Educational sociolinguistics
Educação Básica
Basic education
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VILELA, Ana Helena Castro. O ensino de língua portuguesa nas edições de 2008 e 2024 do livro Português Linguagens do 6º ano: tradição ou inovação?. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa com domínio de Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45654
Date of defense: 5-May-2025
Appears in Collections:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinodeLínguaPortuguesa.pdfTCC1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons