Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45640
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-4100-5826
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O desenvolvimento infantil na corda bamba da tecnologia: entre desafios e potencialidades
Autor(es): Alves, Geovanna Christine da Cruz Silva
Primeiro orientador: Silva, Cirlei Evangelista
Primeiro membro da banca: Cury, Daniel Gonçalves
Segundo membro da banca: Assis, Fernanda Bernardes de
Resumo: A tecnologia tem se mostrado cada vez mais integrada em todos os aspectos da nossa vida, inclusive na primeira infância. Desde televisões a dispositivos móveis como celulares, tablets e notebooks, as crianças estão cada vez mais expostas a uma variedade de telas nas suas atividades diárias. Esta pesquisa teve como objetivo identificar como as tecnologias estão sendo utilizadas pelas crianças e como elas influenciam o seu desenvolvimento. Para sua realização utilizou-se da Abordagem Qualitativa e da Pesquisa Bibliográfica, tendo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, com ênfase nas concepções de Vygotsky. Foram analisados 19 artigos publicados entre 2016 e 2024, organizados em três eixos temáticos: o uso das tecnologias por crianças no período pré e pós-pandemia da covid 19; os impactos do uso excessivo no desenvolvimento infantil; e alternativas para um uso mais saudável. Os resultados indicam que o contato precoce e desregulado com dispositivos digitais pode comprometer o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, afetando competências como linguagem, atenção, autorregulação e criatividade, além de gerar prejuízos na simbolização e na socialização. Reconhece-se que a tecnologia pode ser uma aliada no processo educativo quando seu uso é mediado de forma consciente, intencional e afetiva por adultos. Conclui-se que o principal desafio é promover uma cultura digital crítica e equilibrada, que integre o uso das telas às experiências significativas da infância, valorizando o brincar, o vínculo afetivo e as interações sociais. Dessa forma acredita-se que as tecnologias possam contribuir positivamente para a formação integral da criança.
Abstract: Technology has become increasingly integrated into all aspects of our lives, especially during early childhood. From televisions to mobile devices such as cell phones, tablets, and laptops, children are increasingly exposed to a variety of screens in their daily activities. This research aimed to identify how technologies are being used by children and how they influence their development. A Qualitative Approach and Bibliographic Research were used, with Historical-Cultural Psychology as the theoretical framework, emphasizing the concepts of Vygotsky. A total of 19 articles published between 2016 and 2024 were analyzed, organized into three thematic axes: the use of technology by children in the pre- and post-COVID-19 pandemic periods; the impacts of excessive use on child development; and alternatives for healthier use. The results indicate that early and unregulated contact with digital devices can compromise children’s cognitive, emotional, and social development, affecting skills such as language, attention, self-regulation, and creativity, as well as causing harm to symbolic play and socialization. It is recognized that technology can be an ally in the educational process when its use is mediated consciously, intentionally, and affectively by adults. It is concluded that the main challenge is to promote a critical and balanced digital culture that integrates screen use with meaningful childhood experiences, valuing play, emotional bonding, and social interactions. In this way, it is believed that technologies can positively contribute to the child’s holistic development.
Palavras-chave: Tecnologias
Desenvolvimento Infantil
Primeira Infância
Technologies
Child Development
Early Childhood
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Geovanna Christine da Cruz Silva. O desenvolvimento infantil na corda bamba da tecnologia: entre desafios e potencialidades. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45640
Data de defesa: 13-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesenvolvimentoInfantilCorda.pdfTCC363.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons