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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45634| ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-7209-2196 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Abandono no ensino superior: análise comparativa de políticas governamentais na Colômbia e no Brasil |
| Autor(es): | Faria, Aline Rafaela Lopes de |
| Primeiro orientador: | Silva, Leonardo Barbosa |
| Primeiro membro da banca: | Coimbra, Camila Lima |
| Segundo membro da banca: | Selis, Lara Martim Rodrigues |
| Resumo: | A evasão do Ensino Superior é uma temática frequentemente abordada nas universidades ao redor do mundo, carregando, na maioria das vezes, uma conotação negativa em que se pese o aluno que resolve evadir por qualquer motivo. Dessa forma, analisar comparativamente a forma como diferentes países da América Latina medem, previnem e definem esse conceito é de fundamental importância para que se reflita criticamente sobre as definições pré existentes. Nesse ínterim, escolhe-se, para essa análise, a Colômbia e o Brasil, a fim de analisar como os órgãos governamentais de ambos os países abordam e produzem dados sobre a evasão. A metodologia utilizada para a condução da pesquisa se ampara na pesquisa documental a partir de uma abordagem qualitativa, mobilizando a Análise Política Comparada para aferir seus resultados. Conclui-se que o Ensino Superior dos países escolhidos diferem em suas abordagens, cada qual com seu direcionamento no que tange a elaboração de políticas públicas e tratamento de dados. |
| Abstract: | Dropping out of higher education is a topic that is frequently addressed in universities around the world and most of the time carries a negative connotation in terms of the student who decides to drop out for whatever reason. Therefore, a comparative analysis of how different Latin American countries measure, prevent and define this concept is of fundamental importance in order to critically reflect on pre-existing definitions. In the meantime, Colombia and Brazil were chosen for this analysis, in order to analyze how government agencies in both countries approach and produce data on dropout. The methodology used to conduct the research is based on documentary research from a qualitative approach, mobilizing Comparative Political Analysis to assess its results. The conclusion is that higher education in the countries chosen differs in its approaches, each with its own direction in terms of public policy development and data processing. |
| Palavras-chave: | Evasão América Latina Colômbia Brasil Políticas Públicas Dropout Latin America Colombia Brazil Public Policies |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | FARIA, Aline Rafaela Lopes. Abandono no Ensino Superior: análise comparativa de políticas governamentais na Colômbia e no Brasil. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45634 |
| Data de defesa: | 29-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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