Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45634
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFaria, Aline Rafaela Lopes de-
dc.date.accessioned2025-05-15T17:41:20Z-
dc.date.available2025-05-15T17:41:20Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationFARIA, Aline Rafaela Lopes. Abandono no Ensino Superior: análise comparativa de políticas governamentais na Colômbia e no Brasil. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45634-
dc.description.abstractDropping out of higher education is a topic that is frequently addressed in universities around the world and most of the time carries a negative connotation in terms of the student who decides to drop out for whatever reason. Therefore, a comparative analysis of how different Latin American countries measure, prevent and define this concept is of fundamental importance in order to critically reflect on pre-existing definitions. In the meantime, Colombia and Brazil were chosen for this analysis, in order to analyze how government agencies in both countries approach and produce data on dropout. The methodology used to conduct the research is based on documentary research from a qualitative approach, mobilizing Comparative Political Analysis to assess its results. The conclusion is that higher education in the countries chosen differs in its approaches, each with its own direction in terms of public policy development and data processing.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectColômbiapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectDropoutpt_BR
dc.subjectLatin Americapt_BR
dc.subjectColombiapt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.titleAbandono no ensino superior: análise comparativa de políticas governamentais na Colômbia e no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397318612814153pt_BR
dc.contributor.referee1Coimbra, Camila Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133741542314920pt_BR
dc.contributor.referee2Selis, Lara Martim Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9870459573825130pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA evasão do Ensino Superior é uma temática frequentemente abordada nas universidades ao redor do mundo, carregando, na maioria das vezes, uma conotação negativa em que se pese o aluno que resolve evadir por qualquer motivo. Dessa forma, analisar comparativamente a forma como diferentes países da América Latina medem, previnem e definem esse conceito é de fundamental importância para que se reflita criticamente sobre as definições pré existentes. Nesse ínterim, escolhe-se, para essa análise, a Colômbia e o Brasil, a fim de analisar como os órgãos governamentais de ambos os países abordam e produzem dados sobre a evasão. A metodologia utilizada para a condução da pesquisa se ampara na pesquisa documental a partir de uma abordagem qualitativa, mobilizando a Análise Política Comparada para aferir seus resultados. Conclui-se que o Ensino Superior dos países escolhidos diferem em suas abordagens, cada qual com seu direcionamento no que tange a elaboração de políticas públicas e tratamento de dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
dc.orcid.putcode184175476-
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbandonoEnsinoSuperior.pdfTCC559.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons