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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Práticas Pedagógicas Antirracistas: Relato de experiência na Eseba – UFU em 2024
Autor: Delmiro, Carlos André
Primer orientador: Correia, Iara Toscano
Primer miembro de la banca: Almeida, Ivete Batista Silva
Segundo miembro de la banca: Alves, Lidiane Aparecida
Resumen: Este trabalho busca analisar o racismo estrutural na sociedade brasileira e a importância da educação antirracista no Ensino Fundamental. O racismo é tratado como um fenômeno sistêmico e enraizado nas estruturas sociais, políticas e educacionais do Brasil, perpetuado por meio de mecanismos institucionais que reproduzem desigualdades históricas. A pesquisa parte da revisão bibliográfica sobre o tema, com ênfase na produção científica sobre o racismo estrutural e as práticas pedagógicas antirracistas, e da análise das experiências vivenciadas durante a residência pedagógica na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU), entre novembro de 2023 e abril de 2024. O objetivo foi o de analisar o racismo estrutural a partir de uma perspectiva históricosocial, destacando sua influência nas instituições e estruturas sociais, com o propósito de fomentar a formação crítica dos estudantes e capacitá-los para a identificação e o enfrentamento de práticas racistas. A investigação destaca que, apesar de existirem iniciativas pontuais de educação antirracista, a ausência de formação adequada para os professores e a resistência de alguns setores da sociedade dificulta a efetivação dessas práticas. Durante a residência, foi possível observar o impacto positivo de metodologias ativas, como debates, produção de textos e o uso de materiais audiovisuais, que estimularam o pensamento crítico e a participação dos alunos nas discussões sobre racismo e desigualdades raciais. Os resultados apontam para a necessidade de incorporar a educação antirracista de forma contínua e transversal no currículo escolar, enfatizando a importância de uma formação docente que prepare os educadores para lidar com essas questões de maneira eficaz. O trabalho conclui que a implementação de práticas pedagógicas antirracistas é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e que a escola tem um papel crucial na desconstrução de preconceitos e na promoção da justiça social.
Palabras clave: racismo estrutural
educação antirracista
ensino fundamental
residência pedagógica
desigualdade racial
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DELMIRO, Carlos André. Práticas Pedagógicas Antirracistas: Relato de experiência na Eseba – UFU em 2024. 2025. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45632
Fecha de defensa: 8-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

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