Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45632Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Delmiro, Carlos André | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-15T17:32:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-15T17:32:52Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
| dc.identifier.citation | DELMIRO, Carlos André. Práticas Pedagógicas Antirracistas: Relato de experiência na Eseba – UFU em 2024. 2025. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45632 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | racismo estrutural | pt_BR |
| dc.subject | educação antirracista | pt_BR |
| dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | residência pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | desigualdade racial | pt_BR |
| dc.title | Práticas Pedagógicas Antirracistas: Relato de experiência na Eseba – UFU em 2024 | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Correia, Iara Toscano | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3279356219563508 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Almeida, Ivete Batista Silva | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3852618590034600 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Alves, Lidiane Aparecida | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1336704050195523 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5631705815082867 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar o racismo estrutural na sociedade brasileira e a importância da educação antirracista no Ensino Fundamental. O racismo é tratado como um fenômeno sistêmico e enraizado nas estruturas sociais, políticas e educacionais do Brasil, perpetuado por meio de mecanismos institucionais que reproduzem desigualdades históricas. A pesquisa parte da revisão bibliográfica sobre o tema, com ênfase na produção científica sobre o racismo estrutural e as práticas pedagógicas antirracistas, e da análise das experiências vivenciadas durante a residência pedagógica na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU), entre novembro de 2023 e abril de 2024. O objetivo foi o de analisar o racismo estrutural a partir de uma perspectiva históricosocial, destacando sua influência nas instituições e estruturas sociais, com o propósito de fomentar a formação crítica dos estudantes e capacitá-los para a identificação e o enfrentamento de práticas racistas. A investigação destaca que, apesar de existirem iniciativas pontuais de educação antirracista, a ausência de formação adequada para os professores e a resistência de alguns setores da sociedade dificulta a efetivação dessas práticas. Durante a residência, foi possível observar o impacto positivo de metodologias ativas, como debates, produção de textos e o uso de materiais audiovisuais, que estimularam o pensamento crítico e a participação dos alunos nas discussões sobre racismo e desigualdades raciais. Os resultados apontam para a necessidade de incorporar a educação antirracista de forma contínua e transversal no currículo escolar, enfatizando a importância de uma formação docente que prepare os educadores para lidar com essas questões de maneira eficaz. O trabalho conclui que a implementação de práticas pedagógicas antirracistas é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e que a escola tem um papel crucial na desconstrução de preconceitos e na promoção da justiça social. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 75 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PráticasPedagógicasAntirracistas.pdf | TCC | 7.78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
