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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDelmiro, Carlos André-
dc.date.accessioned2025-05-15T17:32:52Z-
dc.date.available2025-05-15T17:32:52Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.citationDELMIRO, Carlos André. Práticas Pedagógicas Antirracistas: Relato de experiência na Eseba – UFU em 2024. 2025. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45632-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectracismo estruturalpt_BR
dc.subjecteducação antirracistapt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.subjectresidência pedagógicapt_BR
dc.subjectdesigualdade racialpt_BR
dc.titlePráticas Pedagógicas Antirracistas: Relato de experiência na Eseba – UFU em 2024pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Correia, Iara Toscano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3279356219563508pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ivete Batista Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852618590034600pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Lidiane Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1336704050195523pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5631705815082867pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar o racismo estrutural na sociedade brasileira e a importância da educação antirracista no Ensino Fundamental. O racismo é tratado como um fenômeno sistêmico e enraizado nas estruturas sociais, políticas e educacionais do Brasil, perpetuado por meio de mecanismos institucionais que reproduzem desigualdades históricas. A pesquisa parte da revisão bibliográfica sobre o tema, com ênfase na produção científica sobre o racismo estrutural e as práticas pedagógicas antirracistas, e da análise das experiências vivenciadas durante a residência pedagógica na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU), entre novembro de 2023 e abril de 2024. O objetivo foi o de analisar o racismo estrutural a partir de uma perspectiva históricosocial, destacando sua influência nas instituições e estruturas sociais, com o propósito de fomentar a formação crítica dos estudantes e capacitá-los para a identificação e o enfrentamento de práticas racistas. A investigação destaca que, apesar de existirem iniciativas pontuais de educação antirracista, a ausência de formação adequada para os professores e a resistência de alguns setores da sociedade dificulta a efetivação dessas práticas. Durante a residência, foi possível observar o impacto positivo de metodologias ativas, como debates, produção de textos e o uso de materiais audiovisuais, que estimularam o pensamento crítico e a participação dos alunos nas discussões sobre racismo e desigualdades raciais. Os resultados apontam para a necessidade de incorporar a educação antirracista de forma contínua e transversal no currículo escolar, enfatizando a importância de uma formação docente que prepare os educadores para lidar com essas questões de maneira eficaz. O trabalho conclui que a implementação de práticas pedagógicas antirracistas é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e que a escola tem um papel crucial na desconstrução de preconceitos e na promoção da justiça social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

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