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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-5803-708X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Previsão de evasão estudantil na Faculdade de Computação utilizando mineração de dados
Título(s) alternativo(s): Student dropout prediction in the Faculty of Computing using data mining
Autor(es): Tedeschi, Isabelli Prudencio
Primeiro orientador: Gabriel, Paulo Henrique Ribeiro
Primeiro membro da banca: Lima, Maria Adriana Vidigal de
Segundo membro da banca: Miani, Rodrigo Sanches
Resumo: A evasão escolar no ensino superior é um problema crescente no Brasil. Segundo o Mapa do Ensino Superior, divulgado pelo Semesp em 2024, cerca de 57,2% dos estudantes não concluíram a graduação entre 2018 e 2022. Diante desse cenário, este trabalho utiliza técnicas de mineração de dados, aprendizado de máquina e análise estatística para descobrir padrões e informações relevantes a partir de um conjunto de dados reais dos discentes do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), fornecido pela coordenação do curso de Ciência da Computação da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (FACOM-UFU). A base de dados abrange um período de 27 anos e contempla o histórico acadêmico de cerca de 1.500 estudantes, incluindo informações como disciplinas cursadas, notas obtidas, carga horária cumprida, entre outros indicadores. Com base nos dados acadêmicos dos primeiros três primeiros meses de curso, foram aplicadas técnicas de balanceamento, combinadas a diversos algoritmos de aprendizado supervisionado, com o objetivo de criar modelos capazes de identificar quais alunos apresentam maior risco de evasão no ensino superior. O objetivo central é avaliar o desempenho desses modelos, de modo que possam futuramente apoiar a instituição na tomada de decisões voltadas ao bem-estar dos discentes em situação de vulnerabilidade acadêmica. Os resultados mostram que os algoritmos, de forma geral, apresentaram bom desempenho, com estabilidade na identificação das classes do conjunto de dados, ainda que tenham demonstrado pouca sensibilidade às técnicas de balanceamento aplicadas, com destaque aos modelos Floresta Aleatória, Naive Bayes e MLP, embora com diferenças pouco expressivas entre eles.
Abstract: Student dropout in higher education is a growing problem in Brazil. According to the Higher Education Map, published by Semesp in 2024, around 57.2% of students did not complete their undergraduate degrees between 2018 and 2022. In this context, this study employs data mining, machine learning, and statistical analysis techniques to uncover patterns and relevant information from a real dataset of students enrolled in the Bachelor’s Degree in Computer Science (BCC), provided by the coordination of the Computer Science course at the Faculty of Computing of the Federal University of Uberlândia (FACOMUFU). The dataset spans a period of 27 years and includes the academic records of approximately 1,500 students, containing information such as completed courses, grades, completed credit hours, among other indicators. Based on academic data from the first three months of the course, balancing techniques were applied in combination with several supervised learning algorithms to develop models capable of identifying students at higher risk of dropping out of higher education. The main goal is to evaluate the performance of these models so they may eventually support the institution in decision-making aimed at promoting the well-being of students in situations of academic vulnerability. The results show that the algorithms generally performed well, with stable identification of classes within the dataset, although they showed limited sensitivity to the applied balancing techniques. Random Forest, Naive Bayes, and MLP models stood out, albeit with only minor differences among them.
Palavras-chave: Evasão Escolar
School Dropout
Aprendizado de Máquina
Machine Learning
Modelos Preditivos
Predictive Models
Classificação Supervisionado
Supervised Classification
Ensino Superior
Higher Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TEDESCHI, Isabelli Prudencio. Previsão de evasão estudantil na Faculdade de Computação utilizando mineração de dados. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45610
Data de defesa: 30-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação

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