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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorTedeschi, Isabelli Prudencio-
dc.date.accessioned2025-05-14T19:06:49Z-
dc.date.available2025-05-14T19:06:49Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationTEDESCHI, Isabelli Prudencio. Previsão de evasão estudantil na Faculdade de Computação utilizando mineração de dados. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45610-
dc.description.abstractStudent dropout in higher education is a growing problem in Brazil. According to the Higher Education Map, published by Semesp in 2024, around 57.2% of students did not complete their undergraduate degrees between 2018 and 2022. In this context, this study employs data mining, machine learning, and statistical analysis techniques to uncover patterns and relevant information from a real dataset of students enrolled in the Bachelor’s Degree in Computer Science (BCC), provided by the coordination of the Computer Science course at the Faculty of Computing of the Federal University of Uberlândia (FACOMUFU). The dataset spans a period of 27 years and includes the academic records of approximately 1,500 students, containing information such as completed courses, grades, completed credit hours, among other indicators. Based on academic data from the first three months of the course, balancing techniques were applied in combination with several supervised learning algorithms to develop models capable of identifying students at higher risk of dropping out of higher education. The main goal is to evaluate the performance of these models so they may eventually support the institution in decision-making aimed at promoting the well-being of students in situations of academic vulnerability. The results show that the algorithms generally performed well, with stable identification of classes within the dataset, although they showed limited sensitivity to the applied balancing techniques. Random Forest, Naive Bayes, and MLP models stood out, albeit with only minor differences among them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEvasão Escolarpt_BR
dc.subjectSchool Dropoutpt_BR
dc.subjectAprendizado de Máquinapt_BR
dc.subjectMachine Learningpt_BR
dc.subjectModelos Preditivospt_BR
dc.subjectPredictive Modelspt_BR
dc.subjectClassificação Supervisionadopt_BR
dc.subjectSupervised Classificationpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.titlePrevisão de evasão estudantil na Faculdade de Computação utilizando mineração de dadospt_BR
dc.title.alternativeStudent dropout prediction in the Faculty of Computing using data miningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gabriel, Paulo Henrique Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181954061121790pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Maria Adriana Vidigal de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0532686872124118pt_BR
dc.contributor.referee2Miani, Rodrigo Sanches-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992074747740327pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9342690487913847pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA evasão escolar no ensino superior é um problema crescente no Brasil. Segundo o Mapa do Ensino Superior, divulgado pelo Semesp em 2024, cerca de 57,2% dos estudantes não concluíram a graduação entre 2018 e 2022. Diante desse cenário, este trabalho utiliza técnicas de mineração de dados, aprendizado de máquina e análise estatística para descobrir padrões e informações relevantes a partir de um conjunto de dados reais dos discentes do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), fornecido pela coordenação do curso de Ciência da Computação da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (FACOM-UFU). A base de dados abrange um período de 27 anos e contempla o histórico acadêmico de cerca de 1.500 estudantes, incluindo informações como disciplinas cursadas, notas obtidas, carga horária cumprida, entre outros indicadores. Com base nos dados acadêmicos dos primeiros três primeiros meses de curso, foram aplicadas técnicas de balanceamento, combinadas a diversos algoritmos de aprendizado supervisionado, com o objetivo de criar modelos capazes de identificar quais alunos apresentam maior risco de evasão no ensino superior. O objetivo central é avaliar o desempenho desses modelos, de modo que possam futuramente apoiar a instituição na tomada de decisões voltadas ao bem-estar dos discentes em situação de vulnerabilidade acadêmica. Os resultados mostram que os algoritmos, de forma geral, apresentaram bom desempenho, com estabilidade na identificação das classes do conjunto de dados, ainda que tenham demonstrado pouca sensibilidade às técnicas de balanceamento aplicadas, com destaque aos modelos Floresta Aleatória, Naive Bayes e MLP, embora com diferenças pouco expressivas entre eles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration65pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode184097829-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciência da Computação

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