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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45602| ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-3848-6232 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | As Telhas de Perre Reverdy: Poesia, imagem e fragmentação |
| Autor: | Muniz, Sabrina Pamplona |
| Primer orientador: | Araújo, Natalia Aparecida Bisio de |
| Primer miembro de la banca: | Carmo, Maria Suzana Moreira do |
| Segundo miembro de la banca: | Santos, Marli Cardoso dos |
| Resumen: | Este trabalho propõe uma análise da presença do cubismo na poesia de Pierre Reverdy, com foco na obra Les Ardoises du Toit, publicada originalmente em 1918. A partir da leitura de seis poemas selecionados, investiga-se de que maneira os princípios do cubismo – como a fragmentação, a justaposição de imagens, a suspensão da linearidade e a multiplicidade de perspectivas – se manifestam na construção poética de Reverdy. Em diálogo com a teoria do próprio autor, especialmente seus escritos reunidos em Sobre o cubismo e L’image, a pesquisa examina como os poemas produzem sentidos não a partir da narração, mas por meio da disposição gráfica, da recorrência sonora, da estrutura nominal e da economia expressiva. A poesia é lida, nesse contexto, como uma forma de reorganizar a percepção, na qual os limites entre o visível e o invisível, o exterior e o interior, a literatura e as artes plásticas tornam-se móveis. Além de evidenciar a coerência do projeto poético de Reverdy, o trabalho aponta para a importância de sua obra na consolidação de uma linguagem moderna, em que o poema deixa de ser espaço de representação e passa a funcionar como uma composição visual que reorganiza a maneira de perceber e experienciar o mundo. |
| Abstract: | Ce travail propose une analyse de la présence du cubisme dans la poésie de Pierre Reverdy, en se concentrant sur l’ouvrage Les Ardoises du Toit, publié en 1918. À partir de la lecture de six poèmes sélectionnés, on examine comment les principes du cubisme – tels que la fragmentation, la juxtaposition d’images, la suspension de la linéarité et la multiplicité des perspectives – se manifestent dans la construction poétique de Reverdy. En dialogue avec la théorie du poète lui-même, notamment dans Sur le cubisme et L9image, la recherche explore comment le sens émerge non par la narration, mais à travers la mise en page, la récurrence sonore, la structure nominale et l’économie d’expression. La poésie est alors abordée comme une manière de réorganiser la perception, dans un espace où les frontières entre le visible et l’invisible, l’intérieur et l’extérieur, la littérature et les arts plastiques deviennent fluides. Au-delà de la cohérence formelle de son projet poétique, l’étude souligne l’importance de l’œuvre de Reverdy dans la consolidation d’un langage moderne, où le poème cesse d’être un lieu de représentation pour devenir une composition visuelle qui redéfinit notre manière de percevoir et d’expérimenter le monde. |
| Palabras clave: | Pierre Reverdy cubismo vanguardas imagem poética poesia francesa |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MUNIZ, Sabrina Pamplona. As telhas de Pierre Reverdy: poesia, imagem e fragmentação. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês e Literaturas de Língua Francesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45602 |
| Fecha de defensa: | 29-abr-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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