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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMuniz, Sabrina Pamplona-
dc.date.accessioned2025-05-14T16:55:56Z-
dc.date.available2025-05-14T16:55:56Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationMUNIZ, Sabrina Pamplona. As telhas de Pierre Reverdy: poesia, imagem e fragmentação. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês e Literaturas de Língua Francesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45602-
dc.description.abstractCe travail propose une analyse de la présence du cubisme dans la poésie de Pierre Reverdy, en se concentrant sur l’ouvrage Les Ardoises du Toit, publié en 1918. À partir de la lecture de six poèmes sélectionnés, on examine comment les principes du cubisme – tels que la fragmentation, la juxtaposition d’images, la suspension de la linéarité et la multiplicité des perspectives – se manifestent dans la construction poétique de Reverdy. En dialogue avec la théorie du poète lui-même, notamment dans Sur le cubisme et L9image, la recherche explore comment le sens émerge non par la narration, mais à travers la mise en page, la récurrence sonore, la structure nominale et l’économie d’expression. La poésie est alors abordée comme une manière de réorganiser la perception, dans un espace où les frontières entre le visible et l’invisible, l’intérieur et l’extérieur, la littérature et les arts plastiques deviennent fluides. Au-delà de la cohérence formelle de son projet poétique, l’étude souligne l’importance de l’œuvre de Reverdy dans la consolidation d’un langage moderne, où le poème cesse d’être un lieu de représentation pour devenir une composition visuelle qui redéfinit notre manière de percevoir et d’expérimenter le monde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPierre Reverdypt_BR
dc.subjectcubismopt_BR
dc.subjectvanguardaspt_BR
dc.subjectimagem poéticapt_BR
dc.subjectpoesia francesapt_BR
dc.titleAs Telhas de Perre Reverdy: Poesia, imagem e fragmentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Natalia Aparecida Bisio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072775615988181pt_BR
dc.contributor.referee1Carmo, Maria Suzana Moreira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6671584446075333pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marli Cardoso dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8406228823987858pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma análise da presença do cubismo na poesia de Pierre Reverdy, com foco na obra Les Ardoises du Toit, publicada originalmente em 1918. A partir da leitura de seis poemas selecionados, investiga-se de que maneira os princípios do cubismo – como a fragmentação, a justaposição de imagens, a suspensão da linearidade e a multiplicidade de perspectivas – se manifestam na construção poética de Reverdy. Em diálogo com a teoria do próprio autor, especialmente seus escritos reunidos em Sobre o cubismo e L’image, a pesquisa examina como os poemas produzem sentidos não a partir da narração, mas por meio da disposição gráfica, da recorrência sonora, da estrutura nominal e da economia expressiva. A poesia é lida, nesse contexto, como uma forma de reorganizar a percepção, na qual os limites entre o visível e o invisível, o exterior e o interior, a literatura e as artes plásticas tornam-se móveis. Além de evidenciar a coerência do projeto poético de Reverdy, o trabalho aponta para a importância de sua obra na consolidação de uma linguagem moderna, em que o poema deixa de ser espaço de representação e passa a funcionar como uma composição visual que reorganiza a maneira de perceber e experienciar o mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Francês e Literaturas de Língua Francesapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.orcid.putcode184101115-
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa

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