Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45602Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Muniz, Sabrina Pamplona | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-14T16:55:56Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-14T16:55:56Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| dc.identifier.citation | MUNIZ, Sabrina Pamplona. As telhas de Pierre Reverdy: poesia, imagem e fragmentação. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês e Literaturas de Língua Francesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45602 | - |
| dc.description.abstract | Ce travail propose une analyse de la présence du cubisme dans la poésie de Pierre Reverdy, en se concentrant sur l’ouvrage Les Ardoises du Toit, publié en 1918. À partir de la lecture de six poèmes sélectionnés, on examine comment les principes du cubisme – tels que la fragmentation, la juxtaposition d’images, la suspension de la linéarité et la multiplicité des perspectives – se manifestent dans la construction poétique de Reverdy. En dialogue avec la théorie du poète lui-même, notamment dans Sur le cubisme et L9image, la recherche explore comment le sens émerge non par la narration, mais à travers la mise en page, la récurrence sonore, la structure nominale et l’économie d’expression. La poésie est alors abordée comme une manière de réorganiser la perception, dans un espace où les frontières entre le visible et l’invisible, l’intérieur et l’extérieur, la littérature et les arts plastiques deviennent fluides. Au-delà de la cohérence formelle de son projet poétique, l’étude souligne l’importance de l’œuvre de Reverdy dans la consolidation d’un langage moderne, où le poème cesse d’être un lieu de représentation pour devenir une composition visuelle qui redéfinit notre manière de percevoir et d’expérimenter le monde. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Pierre Reverdy | pt_BR |
| dc.subject | cubismo | pt_BR |
| dc.subject | vanguardas | pt_BR |
| dc.subject | imagem poética | pt_BR |
| dc.subject | poesia francesa | pt_BR |
| dc.title | As Telhas de Perre Reverdy: Poesia, imagem e fragmentação | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Araújo, Natalia Aparecida Bisio de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5072775615988181 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Carmo, Maria Suzana Moreira do | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6671584446075333 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Marli Cardoso dos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8406228823987858 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma análise da presença do cubismo na poesia de Pierre Reverdy, com foco na obra Les Ardoises du Toit, publicada originalmente em 1918. A partir da leitura de seis poemas selecionados, investiga-se de que maneira os princípios do cubismo – como a fragmentação, a justaposição de imagens, a suspensão da linearidade e a multiplicidade de perspectivas – se manifestam na construção poética de Reverdy. Em diálogo com a teoria do próprio autor, especialmente seus escritos reunidos em Sobre o cubismo e L’image, a pesquisa examina como os poemas produzem sentidos não a partir da narração, mas por meio da disposição gráfica, da recorrência sonora, da estrutura nominal e da economia expressiva. A poesia é lida, nesse contexto, como uma forma de reorganizar a percepção, na qual os limites entre o visível e o invisível, o exterior e o interior, a literatura e as artes plásticas tornam-se móveis. Além de evidenciar a coerência do projeto poético de Reverdy, o trabalho aponta para a importância de sua obra na consolidação de uma linguagem moderna, em que o poema deixa de ser espaço de representação e passa a funcionar como uma composição visual que reorganiza a maneira de perceber e experienciar o mundo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 184101115 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TelhasPerreReverdy.pdf | 514.53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
